Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Dependendo do sucesso, projeto pode se expandir para outros países

O Google anunciou sua mais nova plataforma: o Project Sunroof. A ferramenta utiliza o serviço de mapas da empresa (Google Maps) para identificar o potencial de uso de energia solar de residências, apontando o espaço útil para instalação de placas solares, estimando em horas o tempo de luz solar que a área recebe, além da economia anual proporcionada.

O projeto será restrito, num primeiro momento, às cidades de Boston, Fresno e São Francisco, nos Estados Unidos. Caso ele seja bem sucedido, crescem as chances de ser expandido para outras cidades do país e, posteriormente, para o resto do mundo.

Para acessar as informações sobre sua residência, o usuário precisa apenas inserir seu endereço. O sistema gera os resultados imediatamente, exibindo um mapa do calor da região. A ferramenta considera uma visualização 3D da casa ou edifício, a presença de sombras (criadas a partir de árvores ou prédios próximos), o posicionamento do sol ao longo de um ano e padrões históricos de temperatura e de incidência de nuvens. Por fim, o usuário pode acessar uma lista de fornecedores de painéis para alugar ou comprar.

De acordo com a empresa, a intenção é incentivar o uso de energia solar por causa da queda do valor de instalação de placas de energia solar nos EUA. O Google também investe em nove projetos de produção de energia solar (um alemão e oito estadounidenses).

Veja como instalar equipamento de energia solar na sua residência clicando aqui.

Veja também:
Água: o principal modo de resfriar arquivos armazenados digitalmente
Guia para instalação de energia solar em casa


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais