Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Solar Impulse 2 tem mais de 17 mil células fotovoltaicas

O avião Solar Impulse 2 (Si2), movido exclusivamente por energia solar, retornou à sua volta ao mundo no dia 29 de junho após uma pausa inesperada ocorrida por causa do mau tempo. O próximo desafio é ir do Japão até o Havaí.

A equipe do projeto já ultrapassou o ponto de “não retorno” e afirmou que o Si2 está em direção ao Havaí, após cerca de dez horas de testes para que nada desse errado.

Em Nagoya, no Japão, a aeronave passou por reparos após ser danificada. A partida para o Havaí estava marcada para a semana anterior, mas foi adiada devido ao tempo ruim para o voo.

O voo deve durar cerca de 120 horas e será movido, como em toda a trajetória até então, apenas por energia solar, algo nunca realizado antes.

Em 12 etapas, os pilotos suíços André Borschberg e Bertrand Piccard se alternam pra guiar o avião em sua volta ao mundo (enquanto um viaja no veículo solar, outro espera o companheiro no destino). O veículo é impulsionado por mais de 17 mil células fotovoltaicas.

A viagem teve início em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em março de 2015. Desde então, o avião cruzou o Mar Arábico até chegar à Índia e depois seguiu para Myanmar e para a China.

Após chegar ao Havaí, o Si2 seguirá para os EUA. Na sequência, deve partir para o sul da Europa ou para o norte da África, dependendo das condições climáticas. De lá, retornará ao ponto inicial da viagem.

O avião solar não é muito rápido – alcança velocidades que variam entre 50 km/h e 100 km/h. As asas têm 72 metros de envergadura e o peso é de 2,3 toneladas (equivalente ao de um carro utilitário).

Para ter mais informações sobre o projeto, confira as matérias abaixo e o site oficial.

Veja também:
Avião movido a energia solar decola para dar volta ao mundo
Solar Impulse 2: novo desafio do avião solar é dar a volta ao mundo


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais