Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Medida paliativa pode ajudar estudo de crianças em países pobres

Em um mundo em que cerca de 1 bilhão de pessoas vive sem energia elétrica, milhares de famílias ainda dependem do obsoleto lampião de querosene sempre que o sol se põe. Ao pensar nisso, a companhia independente GravityLight pensou em uma força que jamais “dorme”: a gravidade.

Os membros da companhia criaram a lâmpada que se propõe a ser uma solução paliativa, mas ao mesmo tempo muito útil. A GravityLight é acionada com um peso de 25 libras (pouco mais que 11 quilogramas), o que tanto pode ser um saco de areia quanto algumas pedras ou qualquer outra coisa. O objeto é então levantado por meio de uma corda com contas e, uma vez que o topo é atingido, basta soltar para ter iluminação por um período de 20 ou 30 minutos por ciclo. Uma vez terminado o período, basta puxar a corda novamente.

O projeto tem foco inicial nos países pobres, mas pretende atingir mais de 30 países em sua segunda fase. Segundo os fabricantes, a GravityLight 2 tem maior autonomia, é mais brilhante e também pode permanecer acesa entre os ciclos (momentos em que é necessário suspender novamente o peso).

As novas GravityLights também serão fabricadas diretamente nos locais em que são mais necessárias, o que deve baratear os custos e gerar empregos nesses países — em especial no Quênia.

Custo-benefício

As tradicionais lâmpadas de querosene são consideradas um risco para usuários e para o meio ambiente de forma geral. Além do óbvio perigo de incêndios (dada a natureza altamente inflamável do combustível), esses lampiões ainda liberam no ar gases potencialmente cancerígenos.

De acordo com a GravityLight, atualmente 780 milhões de mulheres e crianças inalam uma quantidade de querosene equivalente ao fumo de 40 cigarros por dia. Além disso, estima-se que, coletivamente, que a queima do combustível é responsável por aproximadamente 3% das emissões de CO2 (gás carbônico) no planeta, com a produção do chamado “carbono negro”, tornando o quadro ainda mais preocupante nas localidades que dependem dessa fonte.

Por fim, a utilização do querosene ainda representa um rombo econômico considerável entre as populações mais pobres. De acordo com a companhia, o combustível consome cerca de 30% dos gastos mensais dessas famílias, enquanto que a GravityLight pode ser comprada por US$ 10.

A GravityLight 2 coleta fundos coletivamente. Para saber mais a respeito, clique aqui.

Fonte: EcoD

Veja também:
Flyte: a lâmpada LED que levita e dura 50 mil horas
Espelhos gigantes combinados com tecnologia antiga podem revolucionar energia solar


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais