Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O Salão Internacional do Automóvel de Genebra (Geneva International Motor Show) é uma das exposições anuais de veículos mais aguardadas, justamente devido às diversas inovações apresentadas pelos fabricantes. Na 85ª edição, ocorrida em março, a Goodyear mostrou dois tipos de pneu-conceito que podem tornar mais sustentável o ato de dirigir um automóvel.

O primeiro modelo, chamado de BHO3, fornece energia enquanto está em movimento para recarregar a bateria do carro elétrico. Isto é possível devido ao calor, originário da fricção que há durante a rolagem do pneu, e também da luz do sol (mesmo quando parado) – tudo isso é transformado em energia por meio de materiais que capturam o calor. Os materiais contidos no pneu não somente podem otimizar a capacidade de geração de eletricidade dele, como também a sua resistência enquanto roda.

O segundo é o Triple Tube (Triplo Tubo, em tradução livre) que tem a habilidade de se ajustar automaticamente para três tipos de posições, de modo a melhor se adequar às condições da estrada em que se encontra. O pneu é composto de três tubos internos, ligados a uma câmara de ar central com uma bomba acoplada, que ajuda a controlar o ar e ajustá-lo a uma das posições: posição ecológica ou de segurança (infla ao máximo e oferece menor resistência ao rolamento); posição esportiva (infla de maneira reduzida em um dos tubos, disponibiliza ao motorista melhorias para manobrar); e posição Tração Molhada (Wet Traction position; com inflação máxima no tubo central, que proporciona uma maior resistência em pistas molhadas).

De acordo com o vice-presidente sênior e diretor técnico da Goodyear, Joe Zekoski, o intuito de criar os dois inovadoresmodelos é o de “integrar os produtos da empresa com o veículo e com consumidor de uma forma mais ecológica e versátil”. Já existe para esse fim, disponível principalmente no exterior, a tecnologia de freios recarregadores, que convertem o calor resultante do atrito entre pneu e freio em mais eletricidade para o carro. Costumam ser empregados em carros híbridos e elétricos.

Uma das desvantagens dos carros elétricos, apesar da qualidade de não-poluição, é o tempo excruciante de recarga da bateria em postos especiais do governo ou de marcas independentes como a Tesla Motors, que fabrica carros assim. A marca inclusive revolucionou o conceito no estado da Califórnia, ao criar o primeiro posto de troca de baterias. O consumidor chega com sua bateria vazia e, na mesma quantidade de tempo que demoraria para encher um tanque de gasolina, tem ela trocada por uma já recarregada. A Tesla já possui inúmeros outros postos espalhados pelos EUA.

Os novos pneus ainda não têm previsão de lançamento.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais