Pneus conceituais recarregam bateria de carro elétrico e se adaptam a condições da estrada

Empresa apresentou dois modelos conceituais de pneu que levam vantagens ambientais sobre modelos tradicionais

O Salão Internacional do Automóvel de Genebra (Geneva International Motor Show) é uma das exposições anuais de veículos mais aguardadas, justamente devido às diversas inovações apresentadas pelos fabricantes. Na 85ª edição, ocorrida em março, a Goodyear mostrou dois tipos de pneu-conceito que podem tornar mais sustentável o ato de dirigir um automóvel.

O primeiro modelo, chamado de BHO3, fornece energia enquanto está em movimento para recarregar a bateria do carro elétrico. Isto é possível devido ao calor, originário da fricção que há durante a rolagem do pneu, e também da luz do sol (mesmo quando parado) - tudo isso é transformado em energia por meio de materiais que capturam o calor. Os materiais contidos no pneu não somente podem otimizar a capacidade de geração de eletricidade dele, como também a sua resistência enquanto roda.

O segundo é o Triple Tube (Triplo Tubo, em tradução livre) que tem a habilidade de se ajustar automaticamente para três tipos de posições, de modo a melhor se adequar às condições da estrada em que se encontra. O pneu é composto de três tubos internos, ligados a uma câmara de ar central com uma bomba acoplada, que ajuda a controlar o ar e ajustá-lo a uma das posições: posição ecológica ou de segurança (infla ao máximo e oferece menor resistência ao rolamento); posição esportiva (infla de maneira reduzida em um dos tubos, disponibiliza ao motorista melhorias para manobrar); e posição Tração Molhada (Wet Traction position; com inflação máxima no tubo central, que proporciona uma maior resistência em pistas molhadas).

De acordo com o vice-presidente sênior e diretor técnico da Goodyear, Joe Zekoski, o intuito de criar os dois inovadoresmodelos é o de "integrar os produtos da empresa com o veículo e com consumidor de uma forma mais ecológica e versátil". Já existe para esse fim, disponível principalmente no exterior, a tecnologia de freios recarregadores, que convertem o calor resultante do atrito entre pneu e freio em mais eletricidade para o carro. Costumam ser empregados em carros híbridos e elétricos.

Uma das desvantagens dos carros elétricos, apesar da qualidade de não-poluição, é o tempo excruciante de recarga da bateria em postos especiais do governo ou de marcas independentes como a Tesla Motors, que fabrica carros assim. A marca inclusive revolucionou o conceito no estado da Califórnia, ao criar o primeiro posto de troca de baterias. O consumidor chega com sua bateria vazia e, na mesma quantidade de tempo que demoraria para encher um tanque de gasolina, tem ela trocada por uma já recarregada. A Tesla já possui inúmeros outros postos espalhados pelos EUA.

Os novos pneus ainda não têm previsão de lançamento.

Fontes: Goodyear e Greener Ideal

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