Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Utilização do combustível emite 30% menos de dióxido de carbono

Já existe uma cidade no Reino Unido que começou a transformar esgoto em energia há um tempinho. Dessa vez, essa região do mundo está testando o primeiro modelo de bio-ônibus que é “alimentado” por dejetos humanos.

O serviço de ônibus será executado entre o aeroporto de Bristol e a cidade de Bath, num serviço que transporta cerca de 10 mil passageiros por mês.

O bio-ônibus é completamente “alimentado” por esgoto tratado e restos de alimentos que são convertidos em gás biometano, produzido quando os resíduos humanos são tratados por meio do processo de digestão anaeróbica. Quando o gás rico em metano é produzido, ele é “melhorado” com a remoção do dióxido de carbono e com a adição de propano.

O veículo tem capacidade de viajar até 300 quilômetros com um único tanque de combustível, que está sendo produzido por uma estação de tratamento de água na região de Wessex e executado pela empresa de energia GENeco. O diretor da empresa afirmou que o combustível pode melhorar a qualidade do ar nas cidades britânicas.

O motor que o bio-ônibus utiliza é de tamanho similar aos usados para outros ônibus regionais, fazendo com que a transição para que outros veículos de transporte se tornem ecologicamente amigáveis seja mais fácil; além disso, ele emite 30% menos de dióxido de carbono.

Obviamente, ninguém quer ficar sentado em um ônibus fedorento por horas. Mas isso não será problema, pois, por conta do tratamento de lixo, as impurezas que normalmente causariam odor são eliminadas. Isso significa que você terá uma viagem bastante agradável… Dependendo do seu vizinho no assento ao lado, é claro.

Assista ao vídeo em inglês e veja o funcionamento do bio-ônibus:



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais