Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Energia alternativa a partir de algas de esgoto promete transformá-las em biodiesel e em água potável 

As algas marinhas, que possuem clorofila, trazem vários benefícios à saúde (como você pode ler Os incríveis benefícios das algas marinhas) e estão na lista dos dez alimentos mais saudáveis do mundo. Além disso, possuem um vasto potencial para energético – já foi até criado um sistema que usa algas para gerar energia enquanto filtra água.

Mas agora parece que essa tecnologia pode eclodir no mercado. Uma empresa em Nevada (EUA) encontrou uma forma de transformar o combustível fornecido por algas em algo lucrativo, fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Eles dizem que é possível produzir tanto biocombustível quanto água potável utilizando o esgoto.

Imagem: The Guardian

As algas serão cultivadas no esgoto e, segundo a empresa norte-americana, os resíduos de carbono funcionam como fertilizantes. Por meio de uma “liquefação hidrotermal”, as algas e outros sólidos encontrados no esgoto serão aquecidos e irão gerar um líquido semelhante ao petróleo. Ao adicionar hidrogênio, é produzido o combustível diesel.

Por ser um processo que, apesar de possivelmente rentável no futuro, ainda é custoso e muito trabalhoso, ainda não houve investimento suficiente para que a tecnologia já possa ser usada em larga escala no mercado. No entanto, além de ser uma alternativa às fontes de energia fósseis, caso dê certo, o processo remove mais carbono da atmosfera do que causa quando o combustível é queimado, e isso tudo ajudaria a amenizar os problemas climáticos e a falta de água também.

Fonte: Grist

Veja também:
Centro de tratamento de água recicla esgoto e urina em água potável
Empresa desenvolve membrana que trata água residual e produz energia renovável
Produção sustentável: biomassa feita a partir do cultivo de algas tem testes promissores


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais