Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Com revestimento hidrofóbico, carro praticamente não se suja, mesmo com lama

Em tempos de escassez hídrica, principalmente a que temos visto no estado de São Paulo, qualquer medida que busque a redução do desperdício de água é bem-vinda. E que tal um carro autolimpante capaz de evitar a perda de aproximadamente 500 litros d’água – quantidade que costuma ser utilizada na lavagem comum?

O protótipo desse automóvel foi criado pela Nissan, a primeira montadora a aplicar algo do gênero na fabricação de automóveis. O modelo europeu Nissan Note recebeu um tratamento baseado na nano-tinta, material que repele a sujeira e o pó, utilizando o tratamento industrial chamado Ultra Ever Dry, que é super-hidrofóbico e oleofóbico, rejeitando substâncias à base de água e óleo em sua camada de proteção.

Depois de alguns testes, a marca concluiu que o desempenho do revestimento tem sido bom em condições de chuva, lama, granizo, geada e água parada.

Outros testes estão sendo elaborados até que se encontre a fórmula ideal para que o carro seja lançado no mercado. O vídeo abaixo mostra como funciona essa tecnologia:


Fonte: EcoD


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais