Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Eles já estão fazendo com que algumas áreas avancem, e ainda podem fazer muito mais

Se os problemas ambientais nunca estiveram tão em pauta devido aos recentes desequilíbrios em todo o planeta, existem algumas tecnologias que dão esperança no combate às emissões de CO2 e ao aquecimento global. Vamos a elas:

1. Arquitetura verde ou sustentável

A ideia é projetar e construir moradias que sejam muito eficientes energeticamente (de modo a aproveitar a luz solar e evitar ao máximo o desperdício de energia elétrica), que tenham distribuição de água inteligente (reutilizando água da chuva e água suja para finalidades como descarga em banheiros), que incentivem a compostagem para que haja menos resíduos orgânicos e que sejam mais aprazíveis para se morar.

2. Limpeza de carvão e captura de carbono

Ainda há muitos países que dependem de energia extraída por meio do carvão mineral. No entanto, o processo de limpeza do carvão pode diminuir em até 99% as emissões oriundas do processo de obtenção de energia. Basicamente, a limpeza se baseia em um ciclo em que a extração do gás carbônico do mineral é feita por gaseificação, no momento em que o carvão é elevado a altas temperaturas para girar turbinas a vapor e criar energia elétrica. Posteriormente, e CO2 é enviado é injetado no solo, onde o carbono estava originalmente. Assim, a energia do carvão fica muito mais limpa e não contribui tanto para o aquecimento global.

3. Tecnologia menos poluente em motores de combustão interna

Enquanto os carros elétricos ainda não deslancham no mercado, a maioria dos automóveis ainda utiliza os motores de combustão interna, que foram muito importantes para agilizar a mobilidade da população em todo o mundo. No entanto, também contribuíram muito para o aumento das emissões. Atualmente, porém, há a tendência de desenvolver projetos que priorizem a eficiência energética e o controle da emissão de poluentes – especialmente em veículos pesados, isso tanto na concepção dos próprios motores, quanto na utilização de combustíveis menos poluentes ou totalmente limpos. Ainda não é “grande coisa”, mas já é alguma coisa enquanto os carros elétricos não chegam e, no caso do Brasil, o transporte público não é priorizado.

4. Tecnologia energética solar

É uma das tecnologias energéticas mais promissoras, já que o sol nunca deixa de nos iluminar. Quando os painéis solares e os sistemas de produção de energia doméstica se tornarem mais em conta e mais eficientes, a matriz pode ser largamente usada e reduzir muito a demanda por energia oriunda de combustíveis fósseis. O custo ambiental se dá apenas na produção dos painéis solares. Já existem grandes usinas solares em alguns locais do mundo.

5. Armazenamento de sal

O armazenamento de sal fundido é uma das melhores e mais esperadas alternativas para armazenar grande quantidade de energia para uso futuro – quando aplicada na energia solar. A substância pode absorver e armazenar grande quantidade de calor, e como resultado, o calor captado durante o dia pode ser utilizado para aquecer o sal. A partir disso, o sal gera vapor e tem capacidade para girar turbinas, mesmo quando o sol está ausente. No estado do Arizona, nos EUA, existe uma grande fazenda que já trabalha com essa tecnologia de sal fundido para destinar a produção comercial de energia.

A expectativa é que, ao decorrer do tempo, o óleo que é utilizado para mover as turbinas seja substituído pelo sal, pois a substância apresenta diversas propriedades físicas e químicas positiva ao ser comparado com o óleo – é mais viável por ser mais barato, não necessita de trocas continuas, não é inflamável e nem tóxico, logo, é menos prejudicial ao meio ambiente e à saúde.

6. Mineração com a tecnologia verde

Uma das indústrias mais afetadas pela falta de criação e implantação de recursos de tecnologia verde é a mineração. No entanto, há algumas tecnologias inovadoras para tentar tornar o processo mais viável ao meio ambiente e com mais segurança para trabalhadores e população local.

As mudanças estão sendo baseados e aplicados na área de purificação de água, remediação de rejeitos de minas, sensores para testar os níveis de poluição em todas as fases de operação, gestão da água em hidrometalúrgicas e outras áreas. Essas medidas visam adotar a tecnologia verde, reduzir o impacto ambiental que as mineradoras causam no meio ambiente e aumentar sua economia de forma que mantenha o equilíbrio natureza e desenvolvimento.

7. Tecnologia verde na produção de biocombustíveis a partir de biomassa via pirólise

Empresas e pesquisadores estão investindo em inovações para converter a biomassa em biocombustível. Os processos de produção desse tipo de energia possuem características como menor porcentagem de emissão de carbono e redução do gasto com água – em comparação com a produção de etanol. A pirólise é o processo que gera combustão dos resíduos em um ambiente com baixo índice de oxigênio e controla a produção de carvões com baixo teor de gases de efeito estufa, diferente do que ocorreria se fosse o processo comum de decomposição dos resíduos. A Finlândia inaugurou a maior usina de biogás do mundo, para produzir calor e eletricidade para o distrito de Joensuu.

Veja mais:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais