Casca de banana e pó de folha de mamona são usados como filtros para retirar metais pesados da água

Casca de banana e pó das folhas de mamona são eficientes filtros que podem ser reutilizados até 18 vezes

Uma nova forma de remover metais pesados das águas de efluentes industriais foi descoberta por pesquisadores do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (IB-Unesp). O experimento (que foi realizado na cidade de Araraquara, em São Paulo) usou como filtro o pó das folhas de mamona (Ricinus communis).

Segundo Gustavo Castro, professor do IB-Unesp e coordenador do estudo, “A mamona é rica em proteína e, por isso, é usada na alimentação animal. Ao analisarmos essas proteínas, pensamos em usá-las como filtro e acabou dando certo”. Ele ainda explica como o processo foi feito. “As folhas secas e moídas da planta, depois de lavadas em água e álcool, foram capazes de adsorver cádmio, chumbo, mercúrio, cobre e zinco”, disse.

O processo de adsorção significa, neste caso, que os metais ficaram retidos na superfície do filtro de mamona por meio de uma interação química. Além de ser um material simples e de baixo custo, ele também pode ser reutilizado por até 18 vezes.

Banana como filtro

Uma outra forma de filtrar os metais pesados da água dos efluentes industriais é usando a banana. O vídeo abaixo mostra como isso é possível:

Além da casca da banana e do pó da folha de mamona, ainda existe um processo de descontaminação do solo que contém metais pesados baseado no uso de húmus.

Os perigos dos metais pesados

Os metais pesados são definidos como um grupo de elementos situados entre o cobre e o chumbo na tabela periódica e são essenciais para o crescimento de todos os tipos de organismos, desde as bactérias até mesmo o ser humano. Porém, é importante ressaltar que só possuem esse aspectos positivos quando requeridos em baixas concentrações, caso contrário, podem danificar sistemas biológicos. São exemplos de metais pesados: cobalto, cobre, manganês, molibdênio, vanádio, estrôncio, e zinco.

Níveis excessivos desses elementos podem ser extremamente tóxicos. Outros metais pesados, como mercúrio, chumbo e cádmio não possuem nenhuma função dentro dos organismos e a sua acumulação pode provocar graves doenças, sobretudo nos mamíferos (veja aqui).

Veja também:
-Nova tecnologia detecta metais pesados presentes na água
-Grande parte das plantações chinesas possui metais pesados, apontam pesquisas
-Mercúrio, cádmio e chumbo: os inimigos íntimos presentes nos eletrônicos


 

Comentários  

 
0 #1 2014-01-06 12:54
Lindo, muito interessante!

Audrei
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail