Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Baseado em um conto fantasioso, o aplicativo explica temas como sustentabilidade, culturas e aquecimento global para crianças

A interatividade digital e a conectividade estão sendo cada vez mais inseridas no cotidiano de todos, inclusive das crianças. Um livro infantil estático pode se tornar algo interativo com a ajuda da tecnologia.

Foi essa a ideia do diretor-executivo e fundador da Tank & Bear, o finlandês Anders Sandell. Ele escreveu e criou o livro-aplicativo The Jorgits and The End of Winter. Esse aplicativo conta a história de um grupo de alienígenas chamados Jorgits que acreditam que seu planeta natal, Joerg, está ficando muito frio e, por isso, eles decidem fazer uma jornada rumo a um planeta mais quente.

Descobrem um planeta “próximo”, a Terra, que está rapidamente se aquecendo. Eles decidem viajar até o Havaí, mas, durante a expedição, ocorre um acidente com a nave espacial e eles acabam aterrissando em Helsinki, na Finlândia, em pleno inverno.

O objetivo do aplicativo é que o usuário interaja com a história por meio das animações, paisagens sonoras, mapas, páginas de personagens, “caça ao tesouro” e ainda desfrute das 50 ilustrações originais.

Livro infantil

Trata-se de uma aventura audiovisual educativa que, ao longo das páginas, explica temas como sustentabilidade, culturas de diferentes povos e aquecimento global de uma maneira didática e simples, que pode ser usada nas escolas, por exemplo.

Para manter o usuário ligado na história, foi utilizada uma trilha sonora feita por músicos da Indian Sonic Research Organization. Outro recurso utilizado foi o das mídias sociais integradas, em que cada personagem Jorgit que aparece na história teve uma conta criada no Twitter para interagir com os leitores. Eles postam pequenos textos sobre coisas que os preocupam, apontando informações extras sobre a história aos usuários.

Esse livro-aplicativo demorou dois anos para ser ilustrado. Depois de pronto, foi lançado no Kickstarter, em 2012, e conseguiu, em cerca de um mês, arrecadar o dinheiro suficiente para ser viabilizado. Agora, está disponível por cerca de R$ 13 neste link.


Imagem principal: BrainStorm9

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais