Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A novidade é apresentada pela fabricante japonesa Fujitsu. Por enquanto, reutilização só está sendo feita no Japão

Para ouvir seus artistas preferidos, você deixou os discos de vinil de lado e deu lugar às fitas cassete, que depois, abriram espaço para os CDs. Para assistir filmes em casa, as fitas de videocassete foram sucedidas pelos DVDs. Mas agora, que até para armazenar dados de computador os CDs e DVDs estão defasados, surge uma questão chave: o que fazer com os CDs e DVDs velhos? A empresa japonesa Fujitsu descobriu uma inovadora solução: transformá-los em laptops.

Com seu novo programa de reciclagem, a Fujitsu coleta CDs e DVDs sem uso para reaproveitar seu plástico como matéria-prima para produzir a carcaça de novos laptops. Assim surgiu o primeiro modelo com plástico reutilizados: o Lifebook P772/E.

Processo

Após recolher os objetos, a própria empresa desenvolveu tecnologia para fazer a extração da parte plástica que pode ser reutilizada. Para evitar que os componentes químicos contaminem as cadeias de produção, o Fujitsu Laboratories também desenvolveu um gerenciamento de riscos para substâncias químicas. Ele disponibiliza um banco de dados para que as fábricas e empresas que adquirirem o modelo se certifiquem de que o material reciclado não está contaminado.

O plástico reciclado compõe, em sua maioria, a parte frontal do Lifebook P722/E. A empresa espera reduzir 10 toneladas por ano em gastos com novos materiais plásticos e, dessa maneira, reduzir em até 15% suas emissões de CO2 na atmosfera.

Todo esse processo só é possível porque os CDs e DVDs são feitos de um material chamado de policarbonato, um tipo de plástico. Por enquanto, o programa de reciclagem está restrito apenas ao Japão.

Para saber mais sobre os problemas para a reciclagem de CDs e DVDs, clique aqui.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais