Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O capim elefante é uma planta que pode ser utilizada como fonte de energia limpa e na produção de biocombustíveis

Você já ouviu falar em capim elefante? Caso a resposta seja não, saiba que ele é uma importante fonte de energia limpa, renovável e recém-descoberta. A planta, pertencente à espécie das gramíneas, pode ser colhida duas vezes ao ano, uma a cada seis meses de plantio, metade do tempo da cana-de-açúcar.

Por seu metabolismo ser fotossintético C4, o capim elefante é uma das plantas mais eficientes no acúmulo de matéria seca. Assim, assimila melhor a energia solar e produz grande quantidade de biomassa ao fazer fotossíntese.

Outro ponto positivo no uso da gramínea como fonte de energia é que todas as suas partes podem ser aproveitadas. Colmos, folhas e pontas podem ser usadas para geração de energia elétrica, térmica e até mesmo na produção de biocombustível, como etanol de segunda geração. O bagaço pode ser reaproveitado na indústria de papel e celulose, em tratamentos de esgoto e em biopolímeros.

O capim elefante também ajuda a absorver o CO2 presente na camada de ozônio, diminuindo o efeito estufa, além de auxiliar o solo a aumentar sua matéria orgânica.

Empresas que têm preocupação ambiental de verdade devem ficar de olho da mudança de matriz para tentar aproveitar cada vez mais esse tipo de vegetal.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais