Greenbuilding Brasil 2016 promove visitas técnicas em edifícios sustentáveis

Cinco empreendimentos com selos de sustentabilidade farão parte do roteiro de visitas incluso na programação do evento, em São Paulo

Pátio Victor Malzoni

A Greenbuilding Brasil 2016 Conferência Internacional & Expo vai trazer em sua programação, no dia 12 de agosto, três roteiros para visitas técnicas em prédios com certificação LEED e que estão no top 10 em construções sustentáveis no país.

"Todos os anos incluímos em nossa programação roteiros na cidade de São Paulo para que engenheiros, arquitetos e profissionais interessados em construção sustentável possam ver a real aplicação dos conceitos e materiais apresentados na feira. Nessa oportunidade, eles também terão contato com quem opera esses sistemas e observarão dificuldades ou semelhanças com seus próprios projetos e construções", comenta Maria Carolina Fujihara, responsável pelas visitas do Green Building Council Brasil, organização não governamental realizadora do evento.

O primeiro roteiro começa no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, no edifício Pátio Victor Malzoni, reconhecido com certificação LEED CS nível Silver. A visita será iniciada com uma apresentação sobre a obra e as estratégias de sustentabilidade que foram aplicadas ao projeto. Depois, os visitantes poderão conhecer a central de resíduos, central de água gelada (CAG) e usina termoelétrica, estação de tratamento de efluentes e a horta subterrânea - um sistema inovador para reduzir desperdícios e aumentar a conscientização dos usuários. 

Uma van levará os visitantes para o segundo edifício, o Infinity Tower, que possui certificação LEED CS nível Gold. Após a apresentação inicial, o grupo irá conhecer as áreas comuns, áreas técnicas e CAG verificando, in loco, estratégias como o sistema de gerenciamento predial (BMS) para controle e monitoramento de todos os sistemas operacionais, vegetação, captação e tratamento de água pluvial, vedação e fachada.

Em seguido, é a vez do prédio Vista Faria Lima, que possui certificação LEED CS nível Gold. O grupo poderá conhecer as áreas comuns e técnicas, incluindo o bicicletário, o sistema de captação da água pluvial que é utilizada na irrigação dos jardins, visitar o jardim externo, a fachada do edifício e o projeto técnico de iluminação.

Um segundo roteiro está programado para realização a pé. O passeio começa pela Loja Quem Disse Berenice, no Shopping Cidade São Paulo que possui a certificação LEED Retail nível Platinum. A visita será guiada pelo time de sustentabilidade do Grupo Boticário, proprietário do projeto.

No espaço, o grupo vai conhecer técnicas empregadas no ar condicionado, automação dos sistemas elétricos, mobiliário, revestimentos e sensores de CO2. Após a visita à loja, ainda no Shopping, que possui certificação LEED CS nível Gold, os visitantes terão uma apresentação dos principais desafios e destaques da obra, conhecendo também as aplicações locais.

Encerrando o segundo roteiro, o grupo chega ao Edifício Comendador Yerchanik Kissajikian (CYK), recertificado LEED EBOM nível Gold. A visita será iniciada pelo heliponto onde é possível observar todo o entorno da Av. Paulista e o skyline da cidade.

Em seguida, o grupo poderá conhecer as diversas instalações de operação e manutenção do empreendimento que foram fundamentais para o processo de certificação de operação e manutenção do edifício, como os tanques de termoacumulação, o CAG, sistema de chamadas antecipadas e regenerativas dos elevadores, estação de reciclagem, bicicletário/vestiários, carregador veicular no estacionamento do shopping, estação de tratamento de água (ETA) e sistema de gerenciamento predial.

Para participar dos roteiros de visita, os interessados devem se inscrever pelo site da Greenbuilding Brasil 2016 Conferência Internacional & Expo. O valor de cada roteiro é de R$ 760,00, com lanche incluso.

O participante deve se dirigir ao endereço do primeiro empreendimento na data e horário da visita e aguardar o guia responsável. Participarão também do passeio especialistas em construção sustentável do Green Buidilng Council Brasil. 

1º Roteiro - Itaim Bibi

  • Pátio Victor Malzoni - 8h30 - 10h30
  • Infinity Tower - 10h45 - 12h15
  • Vista Faria Lima - 12h45 - 14h00

2º Roteiro - Bela Vista

  • Loja Quem disse Berenice - 8h30 - 10h00
  • Shopping Cidade SP - 10h00 - 11h30
  • Edifício Comendador Yerchanik Kissajikian (CYK) - 12h - 13h30

A conferência possuirá palestras sobre diversos temas que giram em torno da construção sustentável. Nela, empresas apresentarão suas soluções para construções verdes, haverá o lançamento de produtos e serviços durante o evento. As palestras e sessões educacionais que ocorrem durante o evento serão de altíssimo nível técnico, com renomados profissionais nacionais e internacionais. Além disso, a conferência oferecerá a seus visitantes, congressistas, expositores e parceiros uma gama de serviços, produtos e networking para futuros negócios. Para saber mais sobre as palestras que acontecerão no evento, clique aqui.

gbc

Inscreva-se e faça seu credenciamento no site da GBC Brasil e e use a hashtag #ExpoGBC para acompanhar a conferência nas mídias sociais.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail