Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O Ministério de Meio Ambiente (MMA) confirmou a sua participação na Greenbuilding Brasil 2016 Conferência Internacional e Expo, a maior feira da construção sustentável da América Latina e que acontece de 9 a 11 de agosto em São Paulo. Em seu estande, o Ministério irá promover uma série de palestras sobre o Projeto 3E – “Transformação do mercado de eficiência energética no Brasil”.

Coordenado pelo MMA e executado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o projeto, que conta com recursos do GEF (Global Environment Facility) foi apelidado de 3E (correspondente às letras iniciais de Eficiência Energética em Edifícios). O objetivo é influenciar e desenvolver esse mercado de eficiência em edificações comerciais e públicas, visando contribuir com a redução de emissões de gases de efeito estufa em até 3 milhões de toneladas, nos próximos 20 anos.

Entre as palestras que acontecerão na sala de aprendizado do Ministério, a eficiência energética no Referencial Casa e sinergias entre este, o PBE Edifica e o Selo Procel de equipamentos eletrônicos serão os temas abordados pela coordenadora técnica do Green Building Council Brasil, Maria Carolina Fujihara.

Haverá ainda apresentações sobre a ‘Experiência da etiquetagem do edifício do Ministério do Meio Ambiente’ que recebeu o selo PROCEL recentemente e o trabalho do “Benchmarking de consumo energético em edifícios públicos de escritório”, realizado em parceria com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS). Serão também debatidos casos práticos sobre medição e gerenciamento energético e os casos de sucesso aprovados pelo Mecanismo de Garantia de Eficiência Energética do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que também é parte do Projeto 3E.

As chamadas públicas e procedimentos de Medição e Verificação do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e outros temas de interesse sobre o PBE Edifica também estão na grade de programação que tem participação aberta e gratuita para o público visitante da Greenbuilding Expo.

A participação do MMA mostra a atenção e o cuidado do Ministério com os desafios apresentados pelo crescimento do setor energético inerente ao processo de desenvolvimento nacional. “Pelo fato de o setor de edificações responder por mais de 40% do total da eletricidade consumida no Brasil, viu-se que a promoção da eficiência energética nesse meio é uma estratégia de relevância cada vez maior para a mitigação da mudança global do clima”, explica Alessandra Silva , analista ambiental do Ministério.

Ainda dentro da programação da Greenbuilding Expo, o roteiro de visitas técnicas e as sessões educacionais mostrarão, na prática, edifícios que já se preocupam com essa questão.

Confira a programação de palestras no estande do MMA:

09 de agosto

14:30 – INDC Brasil metas e indicadores acordo de Paris
Alessandra Silva/ Carmen Moreira, MMA

15:30 – Projeto 3E – Transformação do mercado de Eficiência Energética no Brasil
Ludmilla Diniz, PNUD/MMA

16:30 – Casos de sucesso do Mecanismo de Garantia de Eficiência Energética
Álvaro Silveira, ATLA Consultoria

17:30 – PROJETEEE – Ferramenta de suporte a projetos energeticamente eficientes
Alexandra Maciel, MMA

10 de agosto

10:00 – Benchmarking de consumo energético – ferramenta para gestão energética em edifícios
Edward Borgstein, Mitsidi

11:00 – Gerenciamento energético de edifícios – Casos de sucesso na Medição inteligente e telemetria
Felipe Ramalho, ACS

12:00 – Eficiência energética no Referencial Casa LEED e sinergias com Procel Edifica e Selo Procel
Maria Carolina Fujihara, GBC

14:30 – Experiência da etiquetagem do edifício do Ministério do Meio Ambiente (Brasília)
Alexandra Maciel, MMA

15:30 – PBE Edifica e a certificação de auditores independentes
Marcos Borges, INMETRO

16:30 – Importância do comissionamento e retrocomissionamento de sistemas de ar condicionado em edificações
Tomaz Cleto, Yawatz Engenharia

17:30 – Estudo de caso sobre retrocomissionamento de sistemas de água gelada em edifício
Maurício Rodrigues, Somar Engenharia

11 de agosto

10:00 – Programa de Bom uso energético em edifícios públicos
Martiniano Muniz -Ministério do Planejamento

11:00 – Eficiência Energética em edificações nas chamadas públicas do Programa de Eficiência Energética da ANEEL
Antônio Raad/Light

12:00 – Medição e Verificação de projetos de EE no Programa da ANEEL
Agenor Garcia

14:30 – Financiamento Climático do BID / CII para Energias Renováveis e Eficiência Energética para o Brasil”
Alvaro Silveira, Atla Consultoria

15:30 – PBE Edifica em substituição a ASHRAE 2007 – Conformidade técnica LEED
PROCEL

16:30 – Modelos de negócio para contratação por desempenho do setor público – Estudos de caso Projeto 3E
Ludmilla Diniz

A conferência possuirá palestras sobre diversos temas que giram em torno da construção sustentável. Nela, empresas apresentarão suas soluções para construções verdes, haverá o lançamento de produtos e serviços durante o evento. As palestras e sessões educacionais que ocorrem durante o evento serão de altíssimo nível técnico, com renomados profissionais nacionais e internacionais. Além disso, a conferência oferecerá a seus visitantes, congressistas, expositores e parceiros uma gama de serviços, produtos e networking para futuros negócios.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais