Pnud abre inscrições para seminário gratuito sobre aparelhos de ar condicionado e danos ambientais

Evento em São Paulo vai reunir especialistas brasileiros e estrangeiros nos dias 27 e 28 de abril. A proposta é discutir alternativas aos gases nocivos à camada de ozônio que ainda são utilizados em aparelhos de refrigeração

Imagem: divulgação

Nos dias 27 e 28 de abril, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil realiza em São Paulo seu terceiro “Seminário sobre sistemas de águas geladas – Chillers”, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O objetivo do encontro é discutir as alternativas mais modernas disponíveis no mercado que permitem a substituição do gás HCFC-22 nos sistemas de refrigeração central de edifícios. A substância possui grande potencial de destruição da camada de ozônio.

O evento é voltado para engenheiros e técnicos especialistas que atuam no gerenciamento, operação e manutenção de sistemas de água gelada em edificações ou indústrias, para professores universitários e outros profissionais interessados.

A participação é gratuita e as inscrições para as 300 vagas já estão abertas. O seminário é parte do “Projeto Demonstrativo de Gerenciamento de Chillers”, desenvolvido no âmbito das medidas que o Brasil tem adotado para cumprir o Protocolo de Montreal.

Ao longo dos dois dias de palestras com profissionais brasileiros e estrangeiros que desenvolvem pesquisas reconhecidas globalmente, também serão discutidos métodos para melhorar a eficiência energética dos aparelhos de refrigeração nos prédios, a fim de reduzir o consumo de energia e melhorar o conforto dos usuários.

Frequentemente, os equipamentos dos edifícios são antigos e estão defasados em relação aos índices de eficiência energética adotados atualmente. “Isso resulta em um alto consumo de energia para seus proprietários”, ressalta a oficial de programa do PNUD e gerente do Protocolo de Montreal no Brasil, Marina Ribeiro.

O evento também apresentará o resultado do processo de retrocomissionamento de dois edifícios privados, realizado na cidade de São Paulo. Essa iniciativa envolveu a análise do projeto executivo, da instalação e das condições de ajustes e de operação atuais de um prédio já existente.

“Quando este projeto foi concebido, tínhamos como objetivo apoiar o retrofit – introdução de nova tecnologia em antigos equipamentos – em edifícios, para eliminar o uso de CFC e HCFC em Chillers. Hoje, percebemos a necessidade de aumentar o foco para toda a instalação de ar-condicionado, para buscar a eficiência energética e o conforto do usuário”, destaca o analista ambiental do MMA, Frank Amorim.

Este é o último seminário sobre o tema organizado pelo PNUD e o Ministério. As edições anteriores aconteceram noRio de Janeiro e em Fortaleza. No âmbito do projeto, ainda haverá dois cursos de formação técnica, que serão realizados em Brasília e em São Paulo, ainda no primeiro semestre de 2016.

Acesse aqui a programação completa do terceiro “Seminário sobre sistemas de águas geladas – Chillers”.

Para participar do evento, basta preencher a ficha de inscrição disponível aqui e enviá-la para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Fonte: ONUBr

Veja também:
-Conceito de parede térmica promete aposentar ar-condicionado
-Como descartar o aparelho de ar condicionado?


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail