Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Game online pode ser jogado gratuitamente

Um jogo online gratuito, criado pela ONG World Animal Protection, está sendo usado como ferramenta de educação e comunicação em comunidades da Amazônia para conscientização de crianças e jovens sobre a necessidade de preservação do boto cor-de-rosa, animal símbolo da região.

Denominado Apú e o Espírito do Rio, o jogo é parte da campanha lançada na América Latina para proteção dessa espécie de boto. O problema, disse o coordenador de campanhas de vida silvestre da ONG, Roberto Vieto, é que “o boto cor-de-rosa está sendo caçado de forma cruel, em uma atividade completamente ilegal, para ser usado como isca para a pesca da piracatinga” – espécie de bagre muito consumido na Colômbia.

“A gente está trabalhando bem perto das comunidades do Amazonas em projetos educativos, porque a partir de janeiro deste ano, o governo brasileiro decretou uma moratória em relação a essa pesca”, disse ele. Por isso, a ONG procura encontrar alternativas para os pescadores, ao mesmo tempo que define uma forma de atuar que possa ajudar nos esforços de conservação e proteção do boto cor-de-rosa nas comunidades, gerando conscientização em toda a América Latina. Sobretudo, porque o boto é uma espécie ícone de toda a Região Amazônica, presente também na Colômbia, Bolívia, no Peru e Equador.

A ONG fez uma petição pública para que o governo da Colômbia tome medidas para fechar a fronteira ao peixe piracatinga. A petição já conta com 188 mil assinaturas de pessoas que são denominadas guardiães do boto cor-de-rosa. Os ganhadores do jogo se convertem também em guardiães do animal e pedem ao governo colombiano que se alinhe à moratória brasileira.

Além de vítima da caça ilegal, o boto cor-de-rosa sofre outras problemáticas de bem-estar animal, disse Vieto. Como espelho do instrumento online de difusão do boto cor-de-rosa, foi lançado também um projeto de educação no município de Uarini (AM), onde o jogo vai ser utilizado como ferramenta para plantar a semente da importância que o boto tem no seu papel ecológico e no folclore brasileiro. O objetivo é resgatar a importância dessa espécie entre as crianças e jovens.

Clique aqui para acessar o jogo.

Fonte: EBC

Veja também:
Jogo gratuito ensina a importância da gestão correta de recursos hídricos


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais