Curso de saponificação a quente (hot process)

Curso de saboaria artesanal natural: aprenda a arte de fazer sabonetes hidratantes e perfumados

Você já teve vontade de fazer sabonetes para poder escolher os melhores ingredientes e aromas? Pois saiba que aprender as técnicas de manufatura não é nenhum bicho de sete cabeças. Conheça o Curso de Saponificação a quente (hot process), ministrado por Mara Maria.

O sabonete artesanal garante uma pele hidratada e cheirosa, já que seu processo de saponificação é natural e conserva a glicerina, uma substância emoliente que mantém a umidade da pele. O sabonete industrializado retira, no meio do processo, boa parte da glicerina e adiciona produtos químicos que não são tão hidratantes. E como o sabonete é feito a partir da reação entre gorduras e óleos com uma base forte (geralmente hidróxido de sódio ou de potássio) então é possível criar à sua maneira, escolhendo o aroma, a forma e podendo adicionar extratos glicólicos que possuem propriedades terapêuticas.

Este curso de saponificação a quente (do termo inglês, hot process) de bases transparente e branca, é para aqueles que querem aprender a produzir sabonetes vegetais 100% naturais, de ótima qualidade e com a vantagem de forçar um tempo de cura mais rápido (devido ao aquecimento), mas ainda preservando as propriedades de seus aditivos. No processo a quente, após a emulsão da base com o óleo, o sabonete é aquecido a uma temperatura de 80ºC e, quando adquirida uma consistência gelatinosa, o aquecimento é interrompido para se adicionar fragrâncias e óleos essenciais; em seguida, coloca-se em um molde para endurecer e depois deixar em processo de cura (tempo de espera para neutralização da massa), que demora cerca de uma semana.

O curso aborda todas as questões referentes ao processo e ensina, na prática, seu passo a passo. Também será disponibilizada apostila em PDF (enviada por e-mail) que apresenta receitas básicas (materiais simples e de fácil acesso) e listas de material de segurança, de apoio e das matérias-primas básicas.

A ministrante Mara Maria trabalha com artesanato desde 1983 e se aprimora na arte de saboaria há 28 anos. Conhecedora de diversas técnicas de saponificação, tanto artesanais quanto tradicionais, possui produtos que utilizam apenas matérias-primas naturais.

Serviço

  • Local: R. Pimenta Bueno, 37, São Paulo-SP (próximo ao Pq. Estadual do Belém)
  • Data: 5 e 6 de maio de 2015
  • Horário: das 9h às 17h (uma hora e meia de intervalo para almoço e coffee break)
  • Valor: R$ 450

Para fazer sua reserva ou ter mais informações, clique aqui ou envie um email para Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail