Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Curso de saboaria artesanal natural: aprenda a arte de fazer sabonetes hidratantes e perfumados para ter em sua casa ou até para vender

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Fazer sabonetes pode ser mais simples do que você imagina. Conheça essa experiência e tenha uma nova opção de atividade terapêutica que pode até te render dinheiro com o “Curso de saponificação a frio (cold process)”.

O sabonete artesanal garante uma pele hidratada e cheirosa, já que seu processo de saponificação é natural e conserva a glicerina, uma substância emoliente que mantém a umidade da pele. Quando o sabonete industrializado é feito, retira-se, no meio do processo, boa parte da glicerina; e são adicionados outros produtos químicos que não são tão hidratantes. Como o sabonete é feito a partir da reação entre gorduras e óleos com uma base forte (geralmente hidróxido de sódio ou de potássio), é possível criar o seu modelo, do seu jeito: escolhendo o aroma, a forma e podendo adicionar extratos glicólicos que possuem propriedades terapêuticas.

O curso de saponificação a frio (do termo inglês, cold process) é destinado àqueles que querem aprender a produzir sabonetes vegetais 100% naturais, de ótima qualidade e cujas propriedades são preservadas, devido ao fato de não serem submetidos a altas temperaturas. No processo a frio, após a emulsão da base com o óleo, tem-se a adição de fragrâncias, óleos essenciais e corante. A mistura então é colocada em um molde para endurecer para em seguida entrar em processo de cura (tempo de espera para neutralização da massa). O processo de produção é feito de forma rápida, enquanto o período de cura leva de 45 a 60 dias.

O curso aborda todas as questões referentes ao processo e ensina, na prática, seu passo a passo. Também será disponibilizada apostila em PDF (enviada por e-mail) que apresenta receitas básicas (materiais simples e de fácil acesso) e listas de material de segurança, de apoio e das matérias-primas básicas.

A ministrante Mara Maria trabalha com artesanato desde 1983 e se aprimora na arte de saboaria há 28 anos. Conhecedora de diversas técnicas de saponificação, tanto artesanais quanto tradicionais, possui produtos que utilizam apenas matérias-primas naturais.

Serviço

  • Local: R. Pimenta Bueno, 37, São Paulo-SP (próximo ao Pq. Estadual do Belém)
  • Data: 28 e 29 de maio de 2016
  • Horário: das 9h às 17h (uma hora e meia de intervalo para almoço e coffee break)
  • Valor: R$ 480

Para fazer sua reserva ou ter mais informações, clique aqui ou envie um email para contato@ecycle.com.br.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais