Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Linha do tempo interativa com base em dados científicos mostra os impactos das ações do homem na Terra

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

O último relatório de avaliação climático do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) foi finalizado e publicado em 2014 e contém informações vitais sobre as mudanças climáticas que vêm ocorrendo no nosso planeta. Infelizmente, essa publicação possui mais de 1500 páginas, tornando difícil sua leitura e compreensão.

Pensando em facilitar o acesso a essas informações, o IPCC se uniu ao Centro para a Pesquisa Climática e Ambiental de Oslo (Cicero) e à empresa Bengler com a missão de sintetizar os dados desse relatório e elaborar uma espécie de “jogo”. Nele, a partir de um cenário escolhido pelo usuário, é possível visualizar uma linha do tempo interativa que mostra como será o futuro. O projeto é chamado de Global Weirding, termo escolhido porque o aumento de temperatura média da Terra leva a situações loucas e estranhas. Abaixo, é possível ver o vídeo promocional com detalhes sobre o projeto (em inglês).

O Jogo

No jogo educacional, é possível escolher entre três cenários:

  • Do nothing: não fazer mudança alguma – a humanidade continua a queimar combustíveis fósseis e aumentar sua população;
  • Do something: algumas mudanças são realizadas, porém, ainda somos dependentes dos combustíveis fosseis.
  • All hands on deck: mãos a obra – os picos de emissões são os de hoje em dia e, até 2100, esse nível abaixa no caminho de se tornar negativo.

Os três resultados são assustadores, mas esse é o princípio. Essa simulação serve para lembrar que a situação é séria e temos que mudar ela depressa. Se agirmos agora, diminuindo as emissões e nos preparando para as mudanças climáticas, mais fácil será para nos adaptarmos e menores serão os danos e prejuízos. Acesse e jogue e veja como será o futuro do nosso planeta (jogo em inglês).

IPCC

Desde o último século, é possível observar o aumento da temperatura média no planeta e as consequências dessa mudança. Pensando em estudar essas alterações, em 1988, foi criado o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) pela Organização Meteorológica Mundial e pelas Nações Unidas. A missão do IPCC é fornecer informações científicas, técnicas e sócio-econômicas relevantes para o entendimento das mudanças climáticas assim como seus potenciais impactos e possíveis mitigações e adaptações.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais