CineSolar: o cinema gratuito e sustentável

Projeto leva entretenimento com responsabilidade sócio-ambiental para quem nunca pisou numa sala de cinema antes

CineSolar

Imagine um furgão florido equipado com umas placas cabulosas de captação de energia solar chegando na praça central da sua cidade ou no seu bairro. Imagine, então, que desse furgão saísse uma enorme tela de projeção e, de quebra, umas cadeirinhas pra galera curtir um filme. Genial, não é?

Isso é o que anda acontecendo em algumas cidades do interior paulista e, antes delas, em várias outras regiões do Brasil. Graças ao CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do país.

O projeto nasceu em 2013, com apoio da Fundação Holandesa Doen e da Solar World Cinema, que promove essa mesma ação em várias localidades europeias e até em países vizinhos a nós, como o Uruguai e o Chile. Aqui, quem comanda essa iniciativa é a Brazucah Produções, em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil.

Desde o seu nascimento em terras tupiniquins, o cinema já fez cerca de 95 sessões em várias regiões, já atingiu um público total de quase 13,5 mil pessoas e economizou 230,4 mil watts de energia - isso dá mais de 400 horas de uma geladeira ligada. Além de oferecer sessões gratuitas de cinema, a van do CineSolar também promove outras ações, como set de músicas com DJ e instrumentos (além de uma oficina de música orgânica) com interação do público, oficina de grafite com tintas feitas com pigmentos naturais e atividades educativas expondo o veículo em si e seu funcionamento e os princípios básicos da energia solar.

Segundo Cynthia Alario, idealizadora do projeto no Brasil pela Brazucah Produções, a grande oferta de energias renováveis disponível no país deveria ser usada também para a arte e cultura. “Nosso objetivo é trabalhar também com ações sustentáveis, que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui" ela diz "o público em geral fica muito curioso e tem recebido o CineSolar de maneira muito positiva".

Até o final do mês, o CineSolar estará percorrendo cidades do interior do Estado de São Paulo pelo Circuito de Arte e Cultura CPFL. O filme exibido, especial para o mês das crianças, será ‘Taina, a Origem”, aliás, todos os filmes exibidos pelo CineSolar são sempre para levar as pessoas à uma reflexão de uma diferente pegada sustentável. O circuito contemplará as cidades de Lençóis Paulistas, Botucatu, Agudos, Brotas, Pederneiras, Américo Brasiliense, Marília, Pindorama, Ibitinga e Matão.

Veja a programação com horário e local exato das exibições. No site do projeto você pode conferir mais informações e fotos das exibições.


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail