Festival Disco Xepa reúne música, comida e consumo responsável de alimentos

O evento ecogastronômico, que acontece em São Paulo, promove ação de conscientização contra o desperdício

Ativistas, cozinheiros, músicos e DJs juntam na mesma ‘panela’ aproveitamento total de alimentos, articulação e música, cozinhando a partir de ingredientes rejeitados que, mesmo estando em boas condições de consumo, são descartados nas feiras e mercados por estarem ‘feios’, assimétricos ou com partes machucadas. Unindo diversão e conscientização, o movimento Slow Food reúne outros coletivos ligados ao alimento e fortalece a frente de ação anti-desperdício para trazer a Disco Xepa para o cenário paulistano, um evento ecogastronômico que já acontece em várias cidades da Europa.

Em São Paulo, serão 4 dias de evento com cinedebates, oficinas e banquete de encerramento dia 17 de Maio em homenagem ao Food Revolution Day, que é um dia de ação global criado pelo chefe inglês Jamie Oliver para promover o aprendizado de técnicas culinárias, para se cozinhar de forma simples, saborosa e saudável.

O objetivo da realização do Festival Disco Xepa é inspirar, reunir e formar novos multiplicadores que possam impulsionar o envolvimento paulistano no caminho da ação consciente e do consumo responsável de alimentos para que seja real e possível eliminar o desperdício de comida.

Se pensarmos que há milhões de pessoas passando fome no mundo, o desperdício de alimentos é um problema sério. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente . No Brasil não é diferente: o país, que é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, joga fora 26 milhões de toneladas de alimentos. Desperdiçamos alimentos desde a colheita até o momento da limpeza da geladeira. Em São Paulo, dados recentes da Secretaria de Serviços da cidade de São Paulo apontam que, das 13 mil toneladas de lixo recolhidas diariamente, 51% dos  resíduos são úmidos, orgânicos.

O festival está com uma campanha de financiamento colaborativo no Kickante. A meta é arrecadar R$ 61.000,00 para remunerar o trabalho dos envolvidos e produzir material audiovisual e informativo para que possa ser usado em ações de conscientização. Para contribuir clique aqui.

Veja abaixo o vídeo da promoção do evento:

O evento também tem uma página no Facebook. Confira a programação:

•CINE DEBATE
Data: 14 a 16 de maio de 2014;
Horário: 19h às 21h;
Local: Praça Beco do Aprendiz - Rua Belmiro Braga/ Vila Madalena - SP;
Evento Gratuito;
Noturno e ao ar livre;
Cinema, Debates, Articulação. Serão exibidos documentários e curta metragens que foram produzidos recentemente que revelam o panorama atual da Alimentação paulistana.

•DISCO XEPA, encerramento
Data: 17 de maio de 2014;
Horário: 13h às 20h;
Local: Praça Beco do Aprendiz;
Rua Belmiro Braga/ Vila Madalena- SP;
Evento Gratuito;
Vespertino e ao ar livre;
Comida, Música e Artes.

Para o encerramento das atividades do Festival, cozinheiros, educadores e músicos passarão a tarde de sábado proporcionando uma importante experiência ecogastronômica. Serão 5 horas de música, arte de rua e oficinas educativas sobre o aproveitamento total de alimentos.  A partir das 13h, quando os cozinheiros chegarem da coleta de alimentos, será iniciado no Beco do Aprendiz um tributo aos alimentos e ingredientes descartados de feiras livres e supermercados resgatados do destino fatal do lixo público e que serão transformados num verdadeiro banquete servido gratuitamente ao anoitecer.

Veja também:
-Conheça 18 dicas para evitar o desperdício de alimentos em casa
-O que fazer com restos de alimentos?
-Comida na mesa sem desperdício


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail