Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Fundação Grupo Boticário lança game no Facebook sobre a biodiversidade do bioma mais ameaçado do Brasil

Conhecer a Mata Atlântica ficou ainda mais fácil e divertido. Com objetivo de promover conscientização ambiental e ampliar os conhecimentos da sociedade a respeito de espécies que habitam o bioma mais ameaçado do país, foi lançado, em setembro de 2013, o “Descubra a Mata Atlântica”, um jogo que aproxima os usuários da rede social Facebook do bioma no qual vivem mais de 115 milhões de brasileiros, cerca de 60% da população nacional, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O game está disponível na fan page da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e pode ser acessado gratuitamente através do link: www.facebook.com/fundacaogrupoboticario, pelos mais de 70 milhões de usuários do Facebook no Brasil – o dado é da consultoria de internet e estatísticas Social Bakers. De acordo com a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes, o grande número de perfis potencializa a divulgação do game na internet, permitindo que esses internautas tenham acesso a conteúdos relacionados à conservação da natureza também na grande rede.

Acessível a vários públicos, o jogo pode ser utilizado tanto por profissionais da área ambiental – que podem aprender ainda mais sobre espécies nativas da Mata Atlântica – quanto por jogadores com pouco ou nenhum contato com temas relacionados ao meio ambiente, em virtude da linguagem acessível utilizada nas explicações. O game também pode ser utilizado como ferramenta de aprendizado, por educadores e pais. Além da promoção de conhecimento, uma das expectativas com relação ao game é que ele contribua com a sensibilização das pessoas para a causa da conservação da natureza.

Jogo Descubra Mara Atlântica

Observando a natureza no “Descubra a Mata Atlântica”

A missão no “Descubra a Mata Atlântica” é fotografar os animais e plantas, por meio de uma minicâmera que o jogador opera e, depois, preencher um álbum virtual. A tarefa não é difícil, mas é preciso ter atenção e perceber algumas características dos animais. Como as espécies da fauna, por exemplo, emitem som, o jogador poderá ser guiado por esses ruídos para tentar encontrá-las e registrá-las em boa qualidade.

A cada foto tirada, o jogador receberá de uma a três estrelas, de acordo com a qualidade da imagem capturada. Quando clicar na espécie encontrada, uma janela será aberta – no próprio game – com informações, como nomes científico e popular, biologia, habitat, além de curiosidades desses animais e plantas.

O jogo é composto por duas fases: uma que simula o dia, com espécies de hábitos diurnos, e outra noturna, com espécies visualizadas durante a noite. Porém, para acessar a segunda fase, o jogador deverá completar parte da missão da fase diurna. No total, são vinte espécies de fauna e quatro de flora, todas nativas da Mata Atlântica. O resultado do game pode ser compartilhado com os amigos do Facebook.

Um mosaico de vegetação rico em biodiversidade

Apesar de conhecida no mundo todo por suas lindas paisagens e biodiversidade, a Mata Atlântica é o bioma brasileiro mais prejudicado pela ação do homem. Atualmente, restam 7% de sua cobertura original, segundo estatísticas do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A Fundação Grupo Boticário contribui com a proteção de 2.253 hectares desse bioma, por meio da manutenção da Reserva Natural Salto Morato, localizada no litoral norte do Paraná.

Na Mata Atlântica – uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo – existem mais de 20 mil espécies de plantas, sendo oito mil endêmicas (que só ocorrem ali), segundo dados do MMA. Com relação à fauna, são 270 espécies catalogadas de mamíferos, 992 espécies de pássaros, 197 de répteis, 372 de anfíbios e 350 de peixes. Um dos animais que vivem nesse bioma e que pode ser encontrado no jogo “Descubra a Mata Atlântica” é o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), espécie que corre um grave risco de extinção.

Acesse o site www.facebook.com/fundacaogrupoboticario e comece a jogar para se divertir e aprender.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais