Os maiores especialistas em veículos elétricos da América Latina estarão reunidos em São Paulo

O futuro da mobilidade urbana nos grandes centros, as novas tecnologias para os veículos elétricos, as redes elétricas inteligentes, entre outros temas, serão debatidos no Congresso de Veículos elétricos que será realizado nos dias 11 e 12 de setembro

Alguns dos maiores especialistas brasileiros e estrangeiros em veículos elétricos se reunirão, em São Paulo, para discutir o cenário atual do segmento no país, o desenvolvimento e uso dos carros elétricos pela população, os gargalos, além dos mitos e fatos que ainda imperam sobre essa modalidade de locomoção. O encontro acontecerá no Congresso de Veículos Elétricos, que será realizado nos dias 11 e 12 de setembro.

Um dos principais nomes presentes no Congresso é o do colombiano Manuel F. Oliveira, diretor regional na América Latina do C40 - Climate Leadership Group, que reúne as principais cidades no mundo no intuito de unir esforços para reduzir as emissões de gases na atmosfera. Na ocasião, o executivo vai abordar as ações que estão sendo discutidas pelo grupo, inclusive, o uso do acionamento elétrico nos transportes.

De olho no compromisso com as emissões e a questão da mobilidade urbana, assuntos que ganham cada vez mais destaque na sociedade mundial, as principais montadoras do mundo já lançaram, ou estão em vias de lançar, modelos de veículos elétricos. Com vistas para o desenvolvimento desses modelos aqui no Brasil, o Congresso promoverá o painel “Carros elétricos no Brasil: perspectivas dos fabricantes”, que falará sobre o estímulo e as barreiras para a penetração dessa modalidade de transporte no país, que contará com a participação de Antônio C. Prataviera Calcagnotto, vice-presidente da Anfavea, e diretor de relações institucionais, governamentais e SER-DRI da Renault-Nissan.

Os veículos elétricos, além de serem mais econômicos e ecologicamente corretos, podem, em um futuro próximo, servir, por exemplo, como um gerador de energia alternativo. O assunto será explorado no painel “Os veículos elétricos e as redes de distribuição inteligentes”, que contará com a participação de um dos mentores do assunto, Cyro Boccuzzi, Diretor do Fórum Latino Americano de Smart Grid.

O transporte de cargas e passageiros, que utiliza o diesel como combustível, é uma das principais fontes de emissão nos grandes centros urbanos. E para estimular as discussões sobre o tema, Jayme Buarque de Hollanda, presidente do conselho diretor da ABVE, e diretor geral do INEEB, falará sobre as novas tecnologias que estão sendo trabalhadas para o desenvolvimento de caminhões híbridos movidos a etanol, com acionamento distribuído. Em complemento ao tema, Ieda Maria de Oliveira, diretora da Eletra, e membro do conselho diretor da ABVE, falará sobre a disseminação dos ônibus elétricos no Brasil.

Diante desse contexto de reformulação, o desenvolvimento da indústria de componentes se torna vital para atender uma demanda que cresce sistematicamente. O tema será tratado no painel “Motores elétricos e sistemas de controles dos veículos elétricos”, e será apresentado por Walter Luiz Knihs, gerente de projetos da empresa WEG Automação, e membro do conselho diretor da ABVE.

Também será alvo de palestra a Fórmula SAE Brasil, a mais antiga sociedade de engenheiros automotivos. A Associação esteve à frente das principais evoluções tecnológicas dos veículos elétricos ao longo dos anos. Para falar sobre esses cases, e a atuação da SAE Brasil no segmento, estarão presentes Ronaldo Mazará Júnior, Diretor do SAE; e Ricardo Takahira, diretor de novos negócios do SAE, e membro da ABVE.

O Congresso, que promete ser uma dos mais importantes palcos de discussão sobre os veículos elétricos no mundo, será realizado em paralelo ao Salão latino Americano de Veículos elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, que terá início no dia 10, e reunirá os maiores fabricantes de veículos elétricos e componentes, como Mercedes, CPFL, Renault/Nissan, Toyota, Eletrabus, Auxter, Still, Moura, Weg e DropBoards, e conta com o patrocínio da UTE Norte Fluminense, Rádio SulAmérica Trânsito e Itaipi Binacional.

Para se credenciar no Congresso, conferir a grade completa de temas e palestrantes, além de garantir a sua participação no Salão, acesse o site oficial do evento: www.velatinoamericano.com.br.

Veja também:
-Vá de bicicleta à Conferência Ethos!
-Congresso internacional discute direito ambiental no RS


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail