Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Programa completa cinco anos e já reúne mais de 100 organizações

O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) promoverá, no dia 5 de agosto, o Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol. Na ocasião, serão divulgados os inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE), referentes a 2012, das mais de 100 organizações membro, representando 44 setores da economia. Esta será a quinta edição da principal iniciativa de incentivo à realização e publicação de inventários de GEE no Brasil.

Ferramenta de transição para a economia de baixo carbono, o Programa Brasileiro GHG Protocol já capacitou mais de 800 gestores públicos e privados na realização de inventários de GEE desde seu lançamento em 2008. Dentre as organizações que reportaram seus inventários em 2013, os setores com maior representatividade são: indústrias de transformação; atividades financeiras; seguros; energia e construção. Participaram ainda organizações ligadas à área de educação, administração pública, seguridade nacional e agronegócios.

Em comparação a 2012, o balanço do Programa em 2013 apresentou aumento de 6% no número de inventários classificados com o selo Ouro, categoria para inventários completos e verificados por terceira parte. Os inventários completos foram realizados por 87% dos participantes enquanto os inventários parciais somam apenas 13%. Este dado mostra uma evolução no engajamento das organizações que relatam seus inventários de emissões, cada vez mais avançando para o mapeamento e inclusão do maior número de fontes de emissão de GEE nos inventários.

“O inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) é uma importante ferramenta de gestão corporativa. Empresas de diversos portes e setores têm incorporado este aspecto à sua gestão, não somente por conta da percepção global cada vez mais inerente, mas também pelo recente surgimento de exigências legais relacionados ao tema” explica Beatriz Kiss, coordenadora do Programa Brasileiro GHG Protocol. “Quem nunca ouviu falar de inventários de emissões ou ainda não sabe como fazer, terá que se adaptar rapidamente” ressalta.

Serviço

Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol
Data: 5 de agosto de 2013;
Horário: 8h30 às 13h;
Local: Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa – Rua Cel. Nicolau dos Santos, 69 – São Paulo/SP;
Inscrições: http://gvces.com.br/index.php?r=eventos/confirmacao&id=848;
Programação: http://comunicacao.gvces.com.br/comunicados/2013/ghg/convite-ghg/;
Informações: www.fgv.br/ces/ghg.

Veja também:
Site usa mapa-múndi para mostrar emissões de carbono no planeta
Meio ambiente: a questão decisiva deste século é tema de curso na Casa do Saber


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais