Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Primeira edição do congresso será sediada em São Paulo, abarcando diversos sub-temas ligados ao assunto principal

Nos dias 29 e 30 de agosto será realizado em São Paulo o 1º Congresso Internacional de Inovação e Sustentabilidade, o CiiS 2013, onde serão debatidas as tendências de pesquisa e inovação visando a sustentabilidade de uma forma transversal e multidisciplinar.

Tendo como base as principais reflexões propostas pela Rio +20, o CiiS 2013 visa alinhar o conhecimento tecnológico às práticas econômicas. A linha mestra dos debates será a Ciência e Tecnologia como Vetores para a Sustentabilidade, que também será título do livro a ser lançado após o evento. O livro inclui artigos de personalidades de renome no mundo da sustentabilidade, tais como Ricardo Voltolini (Plataforma Liderança Sustentável e Ideia Sustentável), Ladislau Dowbor (USP), Marilena Lavorato (Instituto Mais), Fernando Seabra (Professor Adjunto do ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa), entre outros.

Organizado e idealizado pelas professora Vivian Blaso (também sócia na consultoria Conversa Sustentável) e a doutora Sasquia Obata (engenheira e professora do Fatec Tatuapé, membro do Agência Inova Paula Souza e coordenadora do curso de pós graduação de construções sustentáveis da FAAP-SP), o CiiS acolhe acadêmicos de diversas áreas de conhecimento que focam suas pesquisas em sustentabilidade.

De acordo com a professora Vivian Blaso, “o Brasil tem um papel estratégico no desenvolvimento sustentável por abrigar recursos naturais necessários para a continuidade das atividades de produção e consumo globais. Além disso, o país conta com a iniciativa política e a capacidade de liderar a transformação da economia, e neste sentido o evento também traz como desafio instigar os agentes públicos, a academia e toda a sociedade brasileira na liderança dessas oportunidades econômicas”.

O evento, que ocorrerá na Fatec Tatuapé, e conta com o apoio do Centro Paula Souza, apresentará tecnologias e inovações divididas em seis painéis temáticos:

  • Educação, ciência e tecnologia – diretrizes para a sustentabilidade
  • Responsabilidade social e sustentabilidade na Europa
  • Construções sustentáveis
  • Inovação e tecnologia
  • Comunicação cultura e tecnologias
  • Ciclo de vida e operação sustentável do ambiente construído

Os temas serão debatidos em painéis multidisciplinares contando com especialistas de universidades renomadas como USP, UFPB, Unicamp, Universidade de Évora (Portugal), Universidad Mayor (Chile), além de especialistas em RSE da Argentina, especialistas de mercado como da Associação Brasileira de Facilities (Abrafac) e especialistas em gestão de resíduos.

Apresentação de artigos acadêmicos

Além dos seis painéis temáticos, durante os dois dias do evento, uma programação paralela vai apresentar alguns artigos. Desde fevereiro, quando o evento foi oficialmente lançado pelo site www.ciis.com.br e suas redes sociais, o Comitê Científico do CiiS já recebeu 99 artigos de todo o país e do exterior. O Comitê Científico do CiiS, que conta com participações internacionais, irá selecionar os mais significativos entre os 99 textos já recebidos do Brasil e exterior, comprovando que Ciência e Tecnologia como Vetores para a Sustentabilidade já é tema de diversos artigos científicos.

A organização do evento prepara os anais do CiiS, para publicar eletronicamente os artigos e todos os resumos já aprovados, a fim de dar continuidade ao evento e deixar registrado com livre acesso para interessados em inovação para sustentabilidade, continuando a significativa comunicação nas redes sociais, coordenada pela Revista Sustentabilidade.

O evento também conta com o apoio da Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade (Abraps) que fará workshops discutindo os temas mais prementes para a formação destes profissionais, como a mobilização nas redes sociais para a sustentabilidade.

Serviço

O CiiS 2013 acontecerá das 8h30 às 18h, na FATEC Tatuapé, que fica na Rua Antônio de Barros, 800 – Tatuapé – São Paulo/SP.

Acesse a programação completa e cadastre-se. Para mais informações, acesse o site oficial.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais