A história da mudança: só o consumo consciente não basta

Quinto vídeo da série fala das relações que estão por trás das coisas

Muito se fala sobre uma necessidade de mudança mas pouco se fala sobre como ajudar a mudar o mundo. Não basta apenas consumir de maneira mais sustentável para fazer com que o mundo mude sua lógica de produção e consumo, é preciso agir. Essa é a mensagem que o novo vídeo da série Story of Stuff, da ciber-ativista Annie Leonard, chamado “A história da mudança” quer passar aos espectadores.

Na nova animação, Annie mostra que o consumo consciente é importante, mas sozinho ele não tem o poder de modificar certas escolhas de empresas privadas (como testes com animais, na indústria dos cosméticos, ou a obsolescência programada, na indústria de eletrônicos) e de governos (valorização de combustível fóssil, incentivo ao consumo desenfreado). “As soluções que realmente precisamos não estão à venda nos supermercados”, afirma Annie, que narra a animação.

Para frear modelos de consumo e de governos que só focam em lucros corporativos, é necessário ter o apoio de milhões em torno de uma ideia e partir para a ação. Ao longo do curta, a narradora mostra alguns exemplos históricos em que reivindicações que chegavam às raízes dos problemas tiveram apoio massivo e deram certo. Ela finaliza dizendo que o perfil individual de cada um pode ajudar de diferentes maneiras. Confira o vídeo no início da página!

No site da iniciativa foi disponibilizado um quiz para que o usuário descubra que tipo de "fazedor" de mudanças ele é. Confira aqui.

Várias histórias

Annie Leonard ficou famosa mundialmente com o vídeo “A história das coisas”. O sucesso foi tão grande que outras animações no mesmo estilo foram lançadas, são elas: “A história da água engarrafada”, “A história dos cosméticos" e “A história dos eletrônicos”.


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