Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A falta de vitamina D pode levar a um funcionamento inadequado dos rins

A falta de vitamina D pode ser muito prejudicial para o organismo, especialmente para os rins. Essa vitamina tem a importante função de absorver o cálcio presente no sangue, mantendo-o em quantidades adequadas para a regulação do metabolismo ósseo. Além disso, a vitamina D atua no sistema imunológico, protegendo órgãos como o coração e o cérebro, além dar suporte ao fluxo sanguíneo, limpando o organismo de toxinas.

Um estudo realizado pelo Laboratório de Investigação Médica (LIM12) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) revelou que a falta de vitamina D pode prejudicar o funcionamento adequado dos rins e comprometer a recuperação de lesões no órgão, além de causar problemas como falta de absorção de cálcio – o que torna os ossos frágeis.

Segundo o biólogo e pesquisador científico do LIM, Rildo Aparecido Volpini, uma das principais causas de injúria renal aguda no ser humano é a lesão por evento isquêmico, que ocorre quando o fluxo sanguíneo para o rim é obstruído por um período e depois é restaurado. Durante o processo isquêmico, a falta de oxigênio leva à degeneração e morte celular. O objetivo do estudo era então descobrir como a falta de vitamina D influencia o processo regenerativo.

O experimento se baseou em animais que foram alimentados com ração livre de vitamina D e indicou que a deficiência do nutriente diminui a função renal, modifica a expressão local de proteínas e aumenta a formação de fibrose após lesão induzida.

Enquanto o grupo controle apresentava entre 15 e 16 nanogramas (ng) de vitamina D por mililitro (ml) de sangue, os ratos alimentados com a dieta livre de vitamina D apresentavam em torno de 4 ng/ml no 30° dia de consumo.

De acordo com o estudo, a falta de vitamina D isoladamente prejudica a função renal, mas não se sabe ao certo o motivo. Volpini acredita que provavelmente seja por causa de alterações no sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), que é um conjunto de peptídeos, enzimas e receptores envolvidos no controle da pressão arterial, e a deficiência de vitamina D contribui para uma ativação inapropriada do SRAA, funcionando como um mecanismo de progressão da doença renal crônica.

Observou-se também um aumento de proteínas na urina (proteinúria) nos animais com ração livre de vitamina D em relação aos do grupo de controle. A presença de proteinúria é um indicativo de lesão renal, pois significa que o filtro glomerular não está funcionando adequadamente ou que os túbulos renais não estão conseguindo reabsorver as proteínas filtradas. Normalmente, o processo de filtragem e reabsorção não deveria deixar escapar essas moléculas importantes para o organismo.

Durante o processo de recuperação, nem todo o tecido reconstruído é funcional – aqueles que tem função apenas de preenchimento são chamados de fibrose. O estudo apontou que os animais com falta de vitamina D apresentaram maior formação de fibroses, confirmando que a falta do nutriente prejudicou a regeneração do tecido.

Portanto, foi possível concluir que a falta de vitamina D é prejudicial para os rins, tanto para o funcionamento quanto para a regeneração do órgão. Torna-se muito importante ficar atento aos níveis de vitamina D no organismo, para evitar qualquer tipo de problema futuro. A luz solar é a maior fonte de vitamina D. Expor-se ao sol, com cautela, por 15 minutos por dia já suficiente, além de consumir alimentos que contêm esse nutriente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais