Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Animal teve duas nadadeiras amputadas após se ferir em uma rede de pesca

Uma tartaruga-verde pode voltou a se locomover parcialmente graças a uma próteses de nadadeira. O desenhista industrial Shlomi Gez, de 30 anos, foi o responsável por reabilitar a tartaruga macho Hofesh (que significa “liberdade” em hebraico), que teve suas patas esquerdas dianteira e traseira profundamente feridas após ficar presa em uma rede de pesca, na região do mar Mediterrâneo.

Após o resgate efetuado pelo Israel Sea Turtle Rescue and Reabilitation, as patas do animal tiveram que ser amputadas, o que acabou fazendo com que Hofesh não pudesse nadar ou colocar a cabeça para fora da água para respirar. Foi aí que Gez se inspirou no design de uma aeronave para criar a prótese de polipropileno, material resistente à água e flexível, que fica presa ao animal por meio de tiras.

Mas Hofesh ainda não pode ser solta no mar, já que, se as novas nadadeiras se soltarem, ela pode se afogar e acabar morrendo. Só que isso pode ter seu lado bom: a tartaruga macho foi selecionada para um programa de acasalamento de espécies ameaçadas. A tartaruga Tsuri, que ficou cega após um acidente com barco, foi a parceira escolhida. Ambas têm cerca de 20 anos e irão atingir a maturidade sexual por volta dos 30 – sendo que as tartarugas vivem, em média, até os 80.

Se o casal se der bem e procriar, seus filhos poderão ser libertos no mar.

Para conhecer mais sobre o Israel Sea Turtle Rescue Center and Reabilitation, clique aqui.

Veja também:
Poluição marinha provoca tumores em tartarugas
Poluição luminosa afeta ciclos naturais dos animais, dizem pesquisadores


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais