Lojas do Bom Retiro poderão doar retalhos para reciclagem

Sinditêxtil-SP lança projeto “Retalho Fashion”, que conta com cooperativas e catadores para recolher resíduos têxteis

O bairro do Bom Retiro, na capital paulista, é conhecido pela sua variedade de lojas de roupas. Cerca de 1200 confecções estão instaladas na região. Com tanto comércio voltado ao mercado têxtil, muita matéria-prima acaba sendo desperdiçada.

Pensando nisso, o Sinditêxtil-SP lançou o programa Retalho Fashion, em uma cerimônia que reuniu autoridades e empresários do setor no fim de junho de 2012.

O programa tem preocupação ambiental e social e visa gerenciar os resíduos têxteis do bairro do Bom Retiro. O projeto realizará coletas de retalhos e restos de tecido das lojas da região com o auxilio de cooperativas e catadores que vão levar o material recolhido para indústrias recicladoras. Essas companhias reutilizarão os retalhos confeccionando barbantes, novos fios, mantas, cobertores, insumos para forro de automóveis etc.

O projeto ainda está em fase inicial e a expectativa é que ele esteja em plena operação até 2014. Caso ele dê certo,  pode ser uma forma de reverter o quadro de importação de trapos no Brasil. Atualmente, o país produz 175 mil toneladas, sendo que 90% do total não é utilizado. Em contrapartida, 13 mil toneladas de retalhos são importados de outros países para utilização em solo nacional, de acordo com o Sinditêxtil-SP.

O Retalho Fashion é uma ação pioneira que visa conscientizar os empresários do mercado têxtil e de confecção para a vigência da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), que entra em vigor em 2014. A implantação do programa conta com três etapas: diagnóstico da região, mobilização de empresas, planejamento de execução, levantamento da infraestrutura necessária da demanda e aplicação do projeto.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie, Sindivest-SP, Câmara dos Dirigentes Lojistas do Bom Retiro e Senai são parceiros que colaboram com o programa. Confira abaixo vídeo sobre o lançamento do projeto:

Veja também:
-Patagônia, uma loja de roupas diferente
-Puma implanta programa de reciclagem de artigos esportivos


 

Comentários  

 
+3 #1 2012-11-23 14:51
olá. sou artesã em são lourenço da serra sp, e gostaria de saber como faço para conseguir retalhos para meus trabalhos. Tenho como retirar no local se for o caso. Por aqui na nossa região estamos defasados em retalhos. Faço colchas, almofadas, artesanato etc tudo com retalho.
se possivel me deem um retorno.
obrigado
Citar
 
 
0 #2 2013-01-15 14:35
Gostaria de saber como fazer para receber retalhos para reciclar, pois sou artesã e confecciono colchas em patchwork
Citar
 
 
+8 #3 2013-01-17 15:16
Óla Elma meu nome é Laiane minha empresa esta fazendo doação de retalhos de tecidos,mas tem que fazer a retirada.Citando Elma:
Gostaria de saber como fazer para receber retalhos para reciclar ,pois sou artesã e confecciono colchas em pathwork
Citar
 
 
+1 #4 2013-02-12 15:04
Por favor, gostaria de receber informações de quais empresas estão doando retalhos em São Paulo, me disponho a buscá-los. Fico no aguardo. Desde já muito obrigada. ( claudiminha@hot mail.com).
Citar
 
 
0 #5 2013-02-20 02:49
Sou artesã e artista plástica, gostaria de saber como fazer para
receber retalhos de tecidos. tenho como retirá-los no local. Agradeço antecipadamente e aguardo resposta.
Att
Shirlei Aguiar
Citar
 
 
0 #6 2013-02-20 14:01
OLÁ TUDO BEM? MEU NOME É ANA CLAUDIA MORO NO BAIRRO JARAGUÁ SP, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA RECEBER DOAÇOES DE RETALHOS PARA TRABALHOS ARTESANAIS .O MEU e-MAIL É ().Quem puder me ajudar vou ficar muito feliz . QUE DEUS ABENÇOE
Citar
 
 
0 #7 2013-02-21 01:10
Olá! Gostaria de saber como posso fazer para receber retalhos para meus tabalhos de artesanato. Moro em Niterói, Rio de Janeiro. Posso buscá-los. Muito obrigada! ()
Citar
 
 
-1 #8 2013-03-12 13:08
Bom dia!
Sou Michelle professora de uma escola estadual aqui de São Paulo e gostaria de saber se você poderia me informar aonde posso conseguir doação de retalhos de tecido, pois vamos fazer um projeto com as 5ª séries para o dia das mães, confeccionando porta trecos utilizando caixinhas de leite e o acabamento será colando tecido.
Aqui é uma comunidade carente, localizados no Parque Fernanda.
Estou no aguardo e obrigada pela atenção,
Michelle Cunha
Citar
 
 
+1 #9 2013-03-16 03:45
Citação:
Óla Elma meu nome é Laiane minha empresa esta fazendo doação de retalhos de tecidos, mas tem que fazer a retirada.Citando Elma:
Gostaria de saber como fazer para receber retalhos para reciclar ,pois sou artesã e confecciono colchas em pathwork

Para retirar tem q agendar se ñ quais o s dias e horarios qualquer pessoa pode retirar? obg Juliana_alessan se poder me envie um email.
Citar
 
 
0 #10 2013-04-09 12:01
Olá.. faço curso de modelagem e preciso de retalhos. Alguma empresa de São Paulo faz doações?
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail