Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Cristais de prata presentes impedem a reciclagem

Destino complicado

Fora de moda devido às inovações tecnológicas, os negativos, também chamados de filmes fotográficos, acabaram tendo um lugar cativo, mas pouco luxuoso dentro de casa: o quartinho da bagunça.

Usado em antigas máquinas analógicas, o filme fotográfico tinha a função primordial de captar as imagens que, posteriormente, seriam reveladas. Ele possui uma base plástica, geralmente formada por uma substância chamada triacetato de celulose, que é flexível e transparente, em que há uma emulsão fotográfica, composta por gelatina e cristais de sais de prata.

São exatamente os cristais os principais elementos que impedem a reciclagem do filme fotográfico. No entanto, é possível tentar encontrar alguma destinação que não seja o lixo comum na hora de se desfazer dos seus negativos antigos.

Opções

Se os seus negativos contiverem imagens importantes, é possível doá-los para museus ou vendê-los em sites de compra. O upcycle também pode ser uma possibilidade, caso você seja criativo e queira fazer um quadro, mural ou decorar outra parte de sua casa com esses objetos. Caso nenhuma dessas opções tenha dado certo, contate a prefeitura de sua cidade para saber qual é a solução para os itens não-recicláveis de sua região.

Inflamáveis

Se você tiver muitos negativos bem antigos guardados em conjunto, preste atenção, eles podem ser inflamáveis se forem compostos por nitrocelulose, uma substância que foi paulatinamente substituída por questões de segurança.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais