Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saiba as opções para esse produto e as possibilidades de descarte

Destino complicado

A parte plástica da fita cassete e seus componentes de metal são recicláveis. O problema é saber o que fazer com a fita magnética. Se descartada indevidamente, ela representa um grande risco para o ambiente. A solução é procurar o fabricante, mas caso ele não exista mais, você pode encaminhar sua fita cassete para as cooperativas que reciclam pilhas e baterias!

A fita preta magnética é formada por elementos perigosos, como o óxido de ferro e o cromo. Esses elementos são tóxicos e não podem ser reaproveitados nem manuseados. Por isso, nada de abrir a fita e separar você mesmo a fita do plástico.

Quem recolhe

A reciclagem de fitas cassete é pouco difundida no Brasil e apenas alguns lugares fazem a coleta do material. Um bom exemplo é o CEDIR (Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática) da USP em São Paulo. Outro lugar é a Coopermiti, mas essa cooperativa cobra uma pequena taxa pelo serviço.

Criatividade e solução

Existe muito mais o que fazer com fitas cassete do que a reciclagem. Visto que a reciclagem ou até mesmo iniciativas para reciclagem deste material são praticamente inexistentes, a alternativa é fazer o upcycle do material. Se suas fitas (tanto cassete ou VHS) encontram-se em bom estado, faça uma doação para entidades carentes, bibliotecas ou até para colecionadores.

Outra opção é vender em sites como ebay e Mercado Livre. Caso a sua fita tenha registrado um filme clássico, um show histórico ou um documentário que seja raro, faça negócio com isso.

Muitos designers estão apostando nesse material para fazer o upcycle: termo usado para criar outro produto com o material descartado sem passar pelo processo de reciclagem. Confira o que andam criando por aí, mas atenção! A equipe eCycle aconselha não desmontar o K7 e o VHS, já que não se sabe ao certo sobre os riscos de contaminação por ocasião de contato físico entre as fitas magnéticas e a pele humana.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais