Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A maior dificuldade da reciclagem do monitor CRT é a presença de metal pesado misturado com vidro. O restante, no entanto, pode ser reciclado normalmente.

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder
Destino complicado

O monitor CRT (cathode ray tube – tubo de raios catódicos) estão mais defasados a cada dia que passa. Os trambolhos dão lugares a lindos monitores slim LCD, que além de terem melhor definição, possuem menos materiais tóxicos, como metais pesados, em sua composição. Mas o que fazer para jogar fora seu monitor antigo?

De acordo com os dados do Centro de Descarte e Reúso de resíduos de Informática (Cedir) da Universidade de São Paulo (USP), um monitor CRT tem quase 58% de seu peso gasto exclusivamente com o tubo de raios catódicos, o único material que tem reciclagem difícil, por conter cerca de dois a três quilos exclusivamente de chumbo.

O que são metais pesados e quais são os riscos?

O chumbo é um metal pesado, que pode causar alterações genéticas, atacar o sistema nervoso, a medula óssea e os rins, além de causar câncer. Existem outros dois elementos tóxicos presentes no monitor CRT: cádmio e mercúrio. Dependendo do modelo, é possível que outros componentes tóxicos sejam componentes.

Quando alguém joga um monitor CRT em um lixão ou aterro, ele sofre as consequências do aumento de temperatura do local e o vidro tende a se romper, liberando o chumbo diretamente no solo, o que pode afetar a população do entorno (caso haja lençol freático nas proximidades) e a saúde dos catadores de lixo.

Como é feita a reciclagem do monitor

Assim que o equipamento é encaminhado para os poucos locais de tratamento presentes no Brasil, a maior parte do material (placa marrom, bobina, ferro, alumínio, plástico, fiação) segue para reciclagem direta. Com o tubo é feita a abertura por máquina especial em ambiente vedado, separando o vidro frontal, limpo, que segue para o reciclador de vidro diretamente, pois não precisa de tratamento; e o vidro do tubo (com o chumbo) é moído para ser agregado, em partes, a vidros que necessitam de refração de luz (brilho), como cristal, por exemplo.

Deu para perceber que o descarte de monitor CRT não é fácil e o consumidor tem poucas alternativas. Confira postos de reciclagem.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais