Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Destino dos tênis velhos é virar energia em fornos de reprocessamento de resíduos

No dia 24 de janeiro, a marca de tênis Adidas lançou o programa voluntário “Pegada Sustentável”, que pretende minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de calçados esportivos.

O projeto consiste em coletar os tênis, de quaisquer marcas e que não tenham condições de uso, e entregá-los nas lojas da Adidas. O doador deve assinar um termo de doação do calçado para fins de reaproveitamento e, em troca, ganha um brinde da loja. A Adidas conta com sete lojas e 11 outlets na grande São Paulo, onde o programa já foi iniciado. Até abril, quem colaborar com o “Pegada Sustentável” receberá um ingresso para o Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, na capital. Os brindes variam de acordo com a cidade. A partir de março, o programa será espalhado para todo o país.

Como funciona

Todas as doações serão encaminhadas para a empresa de logística reversa RCR Ambiental. Lá, a companhia descaracteriza o calçado, ou seja, faz com que o resíduo não pareça em nada com o produto original. “Esse é um aspecto muito importante para quem trabalha no ramo da logística reversa”, afirma Eduardo Gomes, diretor geral da RCR. Os resíduos triturados são co-processados. Esse termo estranho significa que as sobras dos tênis serão destinadas, de acordo com as normas ambientais, para os fornos de cimento em plantas de blendagem (mistura) de resíduos e substituirão uma parte considerável de combustível que seria gasto em tal processo. Dessa forma, o programa contribui para a economia de recursos naturais. ““Essa ação é parte do compromisso da Adidas em dar continuidade aos programas globais e criar uma plataforma brasileira de sustentabilidade”, reforça Fernando Basualdo, Diretor Geral da Adidas Brasil.

História

A empresa de artigos esportivos Adidas é alemã e não norte-americana, como muitos pensam. A confusão é muito frequente por conta do slogan da marca “All Day I Dream About Sports”, cujas iniciais forma a palavra ADIDAS e que significa, em inglês: todos os dias eu sonho com esportes. No entanto, o nome veio de seu fundador Adolf Dassler. Adi era o apelido de Adolf e Das veio de Dassler, seu sobrenome.

Adolf Dassler começou a fabricar sapatos com seu irmão Rudolf Dassler, em 1920, logo depois da primeira guerra mundial, na região da Baviera. Em 1936, os irmãos Dassler convenceram o velocista afro-americano Jesse Owens  a usar sapatos Adidas nos Jogos Olímpicos de Verão. Naquela ocasião, o atleta conseguiu quatro medalhas de ouro e, com isso, despertou o interesse dos clubes esportivos pela marca. A audácia dos Irmãos Dassler, ao enfrentar a política segregacionista de Hitler, fez da Adidas uma marca pioneira.

As coisas não mudaram muito de lá para cá quando o assunto é ousadia e inovação. A empresa é modelo quando se trata de sustentabilidade e conta com diversos projetos inclusivos e preservacionistas. Os de maior destaque sustentável são: 100% Better Cotton, que incentiva o cultivo de algodão com menor impacto; e outro programa que prega a redução do plástico tipo PVC, substituindo esse material por adesivos a base de água. A sede na Alemanha e os cinco escritórios nos EUA também pretendem diminuir suas emissões de carbono em 30% até 2015.

Encontre esses e outros pontos de coleta de materiais de consumo na seção Postos de Reciclagem.

Veja também:
Conheça os tipos de plástico
Cada vez mais comuns no mercado, roupas sustentáveis estão na moda


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais