Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

PNRS fará com que novos empregos sejam gerados, afirma executivo

Após duas décadas tramitando no Congresso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), foi sancionada em agosto de 2010, pelo presidente Lula. A política representa um importante avanço entre as partes dos ciclos da produção de resíduos sólidos no Brasil, além de governo e sociedade civil.

Para Julius Stepansky, diretor de Operações da Haztec, o estabelecimento de uma data regulatória, para a gestão desses materiais, proporcionará benefícios ambientais, sociais e econômicos sem precedentes. “Segundo o IBGE, mais de 70% dos resíduos gerados no Brasil são destinados a lixões ou similares, sem qualquer tipo de tratamento”, lembra o executivo. “Com a nova lei, a partir de agosto de 2014, nenhum lixo poderá ser despejado a céu aberto em todo o país”.

O que muda

A PNRS determina outras metas ambiciosas e necessárias ao país, como a implantação de coleta seletiva em todos os municípios brasileiros, criando assim, condições para a geração de novos postos de trabalho. No caso da coleta, dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB/2008) revelam que 994 cidades dispõem desse serviço, ou seja, apenas 18% dos municípios em todo o território brasileiro.

Além dos benefícios ambientais e sociais, existe o valor econômico dos resíduos. Em estudo encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, descobriu-se que o país perde cerca de R$ 8 bilhões por ano com a falta de reciclagem.

Segundo Stepansky, o manejo racional e eficiente dos resíduos sólidos deixou de ser uma solução distante, futurista e ignorada. “A cada dia, estamos mais próximos de uma realidade onde o lixo passará de ameaça para oportunidade. No Brasil, está se popularizando o conceito de Central de Tratamento de Resíduos (CTR), considerada como a solução mais segura, moderna e eficiente para tratar diversos tipos de resíduos e para permitir a extinção definitiva dos lixões”, observa Stepansky.

Uma CTR é formada por um conjunto de tecnologias que evitam a poluição do solo, ar e água. Formada basicamente por um aterro sanitário que traz consigo um eficiente sistema de impermeabilização do solo. A CTR tem capacidade de tratar o chorume em água de reuso, e o biogás, gerado pelo metano, em energia elétrica.

O que é a PNRS (Lei 12.305/10)

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece a coleta seletiva, reciclagem, tratamento de resíduos e disposição final ambientalmente adequada de rejeitos. Além disso, cria a logística reversa, que obriga os fabricantes, distribuidores e vendedores a recolher embalagens usadas de materiais agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e eletroeletrônicos. O retorno dos resíduos aos seus geradores possibilita que sejam tratados de acordo com suas exigências.

Com agência de notícias


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais