Brasil passa a ter sete reservas biológicas registradas em rede da Unesco

Reservas da Mata Atlântica e do Cinturão Verde da cidade de São Paulo foram separadas

Reserva SP

Uma decisão do Conselho de Coordenação Internacional do Programa O Homem e a Biosfera separou as reservas da Mata Atlântica e do Cinturão Verde da cidade de São Paulo. Antes, os domínios constituíam uma única área proteção da Rede Mundial de Reservas da Biosfera. Com a deliberação, o Brasil passa a ter sete zonas de preservação cadastradas na projeto, que é uma iniciativa de cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para preservar sítios naturais.

A reserva da Mata Atlântica apresenta uma das maiores biodiversidades do Brasil, com todos os tipos de formações florestais e outros ecossistemas terrestres e marinhos que fazem parte do Domínio Mata Atlântica (DMA).

O Cinturão Verde também é composto de vegetação do DMA e é um dos poucos exemplos no mundo de Reserva da Biosfera em ambiente urbanizado. Essa particularidade faz com que as necessidades de proteção do Cinturão sejam diferentes das identificadas para a outra reserva. O trabalho de conscientização e engajamento do público, por exemplo, sobretudo dos jovens, está entre as principais ações de conservação para o Cinturão.

As duas reservas trabalhavam de forma colaborativa, mas já possuíam gestões separadas. Com a nova divisão, a Unesco espera que cada uma delas receba mais reconhecimento internacional e, com isso, mais recursos para as estratégias de conservação. De acordo com a agência da ONU, a nomeação oficial na Rede Mundial de Reservas da Biosfera incentiva esforços de preservação que levam em conta os desafios singulares de cada local.

Além da separação dessas áreas, a Coordenação Internacional do Programa O Homem e a Biosfera (também conhecido pela sigla MaB, em inglês) determinou a inclusão de 23 novas reservas na Rede Mundial de Reservas da Biosfera.

Também foram aprovadas 11 ampliações concedidas a reservas já existentes. Atualmente, a Rede conta com 669 reservas em 120 países, incluindo 20 zonas transfronteiriças. A atualização do mapeamento foi feita em junho, durante reunião da Coordenação Internacional em Paris.


Fonte: ONUBR

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail