Straws: filme debate o grave impacto ambiental do aparentemente inofensivo canudinho plástico

Mais de meio milhão de canudos plásticos são jogados fora diariamente nos EUA. Eles acabam nos oceanos e rios, onde animais os confundem com alimentos

Straws, o filme

Movimentos contrários ao canudo plástico estão ganhando força no mundo todo, pois as pessoas enxergam cada vez mais a contradição que é utilizar esses pedaços de tubos de plástico de difícil reciclagem e curta duração. Nos Estados Unidos, vários grupos contra esse tipo de produto surgiram, como The Last Plastic Straw, Straw Free, e No Straw Challenge, incentivando pessoas a recusarem canudinhos plásticos e solicitarem aos seus restaurantes e bares preferidos a eliminação completa desse tipo de item.

O documentário "Straws", de 30 minutos, faz um apelo parecido ao público. Produzido por Linda Booker e narrado por Tim Robbins, a narrativa traça a história dos canudos plásticos e tenta explicar como chegamos ao ponto em que mais de meio milhão de canudinhos são jogados fora de forma irresponsável diariamente nos Estados Unidos.

Booker conversa com uma série de pessoas que estudam o tema e trabalham para evitar a poluição causada por esse tipo de resíduos, incluindo os biólogos responsáveis pela extração de um canudinho do nariz de uma tartaruga marinha - a retirada do item foi filmada e viralizou na internet em 2015 (saiba mais em "Canudinho plástico preso em narina de tartaruga é removido por pesquisadores").

Professores universitários e de centros de pesquisa falam sobre a absurda quantidade de plástico despejada anualmente nos oceanos (cerca de 80 toneladas métricas anualmente) e sobre a capacidade dos micro-organismos de processarem todo esse material, mesmo que leve séculos.

Confira o trailer. O filme completo já está disponível para pesquisas comunitárias e uso educacional.


Fonte: Treehugger

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail