Entidades lançam edital para projetos de inovação e sustentabilidade na cadeia produtiva de grãos

O vencedor da categoria startup receberá passagens aéreas de voo internacional e matchmaking com investidores em potencial

Grãos de soja

Em iniciativa inédita, startups e empreendedores de todo o país poderão participar do edital “Camp de Ecoinovação Agrotech: Sustentabilidade para a Cadeia de Grãos”, fruto de parceria entre ONU Meio Ambiente, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“A parceria é inovadora. Por um lado, estimula o empreendedorismo de startups voltado ao agronegócio, por outro, abre uma nova perspectiva de mercado em prol da sustentabilidade, com o desenvolvimento de soluções ecoinovadoras para a cadeia produtiva de grãos, tão importante para a economia nacional”, destaca a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

O edital vai selecionar 20 propostas, sendo dez que ainda não tenham sido colocadas em prática (categoria ideias) e dez voltadas para startups que já estão em operação (categoria startup).

As propostas devem estar alinhadas à solução de problemas ou identificação de oportunidades que tragam melhoras socioambientais para a cadeia produtiva de grãos, tais como: redução de emissão de carbono, diminuição de perdas e ineficiências, gestão de resíduos, uso eficiente de energia, controle ou redução no uso defensivos químicos, eficiência no uso dos recursos hídricos, conservação do solo e soluções corporativas.

“No âmbito da Agenda 2030, estamos determinados a trabalhar para proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos recursos naturais e de medidas urgentes sobre a mudança climática - que traduzem o escopo do ODS 12, desafio ambicioso, mas factível, que só pode ser alcançado se nos unirmos: Nações Unidas, governos, sociedade civil e setor privado”, destacou Regina Cavini, oficial de programa da ONU Meio Ambiente.

Como parte do processo de seleção, os projetos escolhidos disputarão um desafio realizado durante o “Camp de Ecoinovação Agrotech” no município de Londrina (PR).

O primeiro colocado da categoria startup receberá passagens aéreas de voo internacional, matchmaking com investidores em potencial e mentorias com um ou mais especialistas de Embrapa, Sebrae e/ou ONU Meio Ambiente.

A equipe vencedora da categoria de ideias participará da CASE (Conferência de Startups e Empreendedorismo), que será realizada em São Paulo, em outubro de 2017, além de contar com matchmaking e mentorias.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até dia 16 de julho, pelo Portal do Sebrae.


Fonte: ONUBR

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail