Marca dos EUA lança xampus e condicionadores em embalagens de alumínio que podem ser recarregadas

Uma empresa com sede em Ohio, nos Estados Unidos, está realizando o sonho dos que querem reduzir ao máximo os impactos ambientais de se consumo

Plaine xampu

Enquanto vivia nas Bahamas, Lindsay McCoy ficou profundamente perturbada com a quantidade de lixo plástico que aparecia por toda parte. "O plástico estava nas praias, na água, ao lado da estrada. Eu tenho fotos de lindas praias cheias de plástico", disse. Foi então que ela percebeu que o plástico, infelizmente, não tem fronteiras. Ele podia até ficar mais escondido em seu país natal, mas nunca havia sumido.McCoy então percebeu que queria fazer parte de uma solução maior para esse enorme problema ambiental.

Ao retornar aos Estados Unidos, McCoy começou a reduzir seu uso pessoal de produtos plásticos. O banheiro foi o lugar mais difícil de se afastar do plástico, o que a levou a desenvolver uma linha de produtos de higiene ​​totalmente naturais e recarregáveis com sua irmã designer, Ali Delaplaine. Todo o projeto levou dois anos, mas a Plaine Products finalmente foi lançada em fevereiro de 2017.

A empresa é baseada em um modelo simples, mas brilhante. Os clientes compram xampu, condicionador ou produto para lavagem corporal em garrafas de alumínio. Uma vez vazias, o cliente encomenda as recargas pela internet mencionando que já tem as garrafas. Então novas embalagens de alumínio cheias com o produto desejado são enviadas ao usuário, mas com um selo que permite uma nova postagem gratuita. Dessa forma, o usuário devolve as garrafas já usadas pelo correio.Voilà: xampus e condicionadores sem resíduos! A Plaine Products recebe as garrafas antigas, faz a esterilização e as recarrega.

McCoy ainda não consegue estimar quantos usos cada garrafa terá antes de precisar ser reciclada, mas até agora as primeiras garrafas voltaram em condições quase perfeitas.

"A coisa maravilhosa a respeito do alumínio é que quando ele é reciclado não há perda de qualidade, ao contrário de plástico", disse em entrevista ao Treehugger.

Os ingredientes são livres de sulfatos, parabenos e ftalatos, nunca testados em animais, veganos e biodegradáveis. Até agora apenas xampu, condicionador e produto para lavagem corporal estão disponíveis (em tamanhos regulares), mas McCoy espera adicionar loção corporal, itens para lavagem de mãos e produtos com aromas adicionais à lista. Curiosamente, ela diz que o condicionador tem sido o item mais popular entre os clientes, possivelmente porque não há tantas opções de condicionadores sustentáveis como há para xampus.

Atualmente, os produtos da Plaine estão disponíveis apenas nos EUA, mas esperamos que o mercado se expanda em breve. Como McCoy explicou: "Nosso modelo é uma nova maneira de tratar as embalagens, não é tão simples quanto elaborar um contrato de distribuição. Temos esperança de que possamos encontrar os parceiros certos para crescer."

Produtos da Plaine podem ser comprados individualmente ou como parte de um pacote de assinatura. Veja o site oficial para mais detalhes e confira o vídeo.


Fonte: Treehugger

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail