Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

E se você vestisse todas as embalagens de produtos que manda para o lixo durante um mês? Rob Greenfield teve essa ideia

Na vida corrida das cidades, por mais que se tenha alguma consciência ambiental, todo mundo acaba gerando muito lixo, seja em embalagens, pacotes, descartáveis ou lixo orgânico. A média de produção de lixo de um habitante dos Estados Unidos, por exemplo, é de cerca de 60 kg de lixo por mês (2 kg por dia). Imagina quanto lixo é gerado por toda a população dos Estados Unidos? E do mundo? E nem paramos para pensar que, para ser produzido, tudo isso gerou grandes pegadas de água e carbono – e boa parte acaba parando nos aterros.

Para chamar atenção para esse fato, o ativista estadunidense Rob Greenfield teve uma ideia diferente e bem-humorada. Mesmo sendo uma pessoa que tenta produzir o mínimo de lixo possível, por um mês, Greenfield decidiu consumir como um americano médio e passou a, literalmente, vestir o seu lixo. A designer Nancy Judd o ajudou a criar uma roupa com vários compartimentos – nela, o ativista, após limpar os resíduos, depositava os materiais. O projeto foi batizado de Trash me – com o seu “terno de lixo”, o simpático Rob tentou levar uma vida normal.

Fracassou, já que o lixo acumulado no terno ocupava espaço e pesava bastante. Rob passou por algumas situações nada fáceis. Ao fim de 30 dias, sua roupa pesava 56 kg.

Ao longo do período de desafio, o ativista visitou escolas e interagiu com pessoas nas ruas da cidade de Nova Iorque. Rob lembrou que o processo de reciclagem é importante, mas ele ainda é custoso e nem todos os materiais podem ser reciclados. Também é preciso ter outras atitudes como recusar sacolas e descartáveis, evitar o uso de plásticos, reutilizar itens ao máximo, evitar o consumo de itens desnecessários e realizar compostagem doméstica.

No vídeo que foi produzido a respeito do processo, Greenfield afirma: “Foi difícil vestir o meu próprio lixo ao longo de um mês inteiro, mas imagine como o planeta se sente ao ser o ‘terno de lixo’ de toda a humanidade”.

Saiba mais a respeito no site oficial do ativista.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais