Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

No Brasil, o programa já reflorestou mais de 278 hectares nas bacias dos rios São Francisco, Araguari e Rio Grande

A rede hoteleira AccorHotels possui o programa Plant for Planet, que promove o reflorestamento através da economia com lavagens de toalhas. A ideia é que o hóspede utilize mais de uma vez sua toalha, optando por não trocá-la durante sua estadia, evitando desperdício de água e recursos.

O dinheiro economizado com as lavagens é revertido para o reflorestamento, recuperação de áreas de nascentes e matas ciliares em 25 países. A cada cinco toalhas reutilizadas, uma árvore é plantada. E assim mais de 4,5 milhões de árvores já foram plantadas. A estimativa é alcançar dez milhões até 2021.

plant for the planet

O envolvimento e entusiasmo dos hóspedes é essencial para o sucesso do programa, como explica Antonietta Varlese, VP de Responsabilidade Social Corporativa AcoorHotels da América do Sul: “Para 2016, queremos que 100% dos nossos hotéis consigam aderir ao projeto, então nós vamos trabalhar junto com os clientes para motivá-los a economizar as toalhas durante a sua diária, porque o funcionamento do programa depende muito dos clientes”.

O programa teve inicio no Brasil em 2009. O Plant for the Planet conta com a parceria da ONG Nordesta, responsável pelo projeto de reflorestamento na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Deste o início do projeto, mais de 500 mil mudas de mais de 100 espécies nativas já foram plantadas. Mais de 278 hectares foram reflorestados nas bacias dos rios São Francisco, Araguari e Rio Grande, o que equivale a 38 campos de futebol. Além disso, mais de 200 nascentes foram preservadas e 52 produtores locais beneficiados.

“O plantio atua diretamente na recuperação de nichos ecológicos e na formação de corredores florestais que facilitam o fluxo de fauna e flora entre fragmentos das florestas da região”, comenta Antonietta.

AccorHotels promove todos os anos uma viagem à Serra da Canastra, em Minas Gerais, a um grupo de colaboradores que atuam na operação dos hotéis da rede e contribuem diretamente para o programa. Em maioria, a viagem leva camareiras que lidam direto com a troca das toalhas, para acompanhar e entender de perto como funciona a iniciativa de reflorestamento, além de uma visita à região, que é uma das mais biodiversas do país. Além de plantarem mudas, uma das atividades é a realização de workshops sobre o tema. Na ultima edição, um deles que ensinou os colaboradores a construírem e a manterem uma horta urbana vertical utilizando materiais recicláveis como paletes, garrafas PET e canos de PVC.

“Esse é um aprendizado indispensável para as próximas gerações. Quero aproveitar esse conhecimento para fazer em casa, inclusive, vou repassar essas técnicas para as minhas vizinhas para que elas possam fazer também. Também quero implementar essa iniciativa no hotel, para isso, irei falar sobre essa experiência com todos outros colaboradores para que eles percebam a importância dessa inciativa e juntos possamos tirar a ideia do papel”, disse a camareira do Novotel São José dos Campos, Roseli Gonçalves dos Santos.

Saiba mais sobre o programa Plant for Planet no vídeo:


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais