Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aproximadamente um gigawatt de energia será produzido no local

O Piauí se prepara para receber mais um parque eólico no estado. Em reunião realizada em 7 de junho, o governador Wellington Dias recebeu representantes da empresa alemã Wobben WindPower Enercon que apresentou seu o projeto de investimento no Piauí.

A empresa instalará um parque eólico numa área de 21 mil hectares, no município de Pio IX, localizada no sudeste piauiense a 444 km de Teresina, para a produção de aproximadamente um gigawatt de energia. Ao todo, o investimento aproximado na planta de energia é de nove bilhões de reais.

Segundo o presidente da Wobben, Fernando Real, o Piauí será a nova fronteira eólica no Brasil e que a empresa já iniciou os estudos de viabilidade na região. “Vamos começar a medição de vento e pelos estudos preliminares nós temos certeza da capacidade de geração e do sucesso desse empreendimento. Quando é um empreendimento próprio da empresa, temos a preocupação social, então lá dentro do sítio hoje já existe uma escola que será reativada, nós temos planos para formar a mão-de-obra local, ou seja, uma escola técnica, dar o treinamento, aproveitar essa mão de obra e com a grande notícia que o governador Wellington Dias nos deu aqui, com sua visão de futuro para o estado, a formação do mapa eólico do Piauí, eu não tenho dúvida de que o estado do Piauí vai ser a nova fronteira eólica no Brasil”, afirma Real.

Para o governador Wellington Dias, o Estado dá um salto na produção de energia. “O Brasil já é o quarto maior produtor de energia eólica do planeta e o Piauí, o quarto maior produtor de energia eólica do Brasil. Nós saímos praticamente de um patamar que em 2006, 2007, nós não produzíamos e a partir do parque iniciado em 2004, inauguramos os primeiros 18 megawatts em Parnaíba e hoje falamos em mais de 1600 megawatts numa perspectiva de chegarmos a 6000 megas, isso equivale a mais ou menos 30 vezes o que a gente produzia de energia no estado”, informa o chefe do executivo estadual.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais