Em 2016, Porto Alegre recebe sua primeira versão da Virada Sustentável

De 31 de março até 3 de abril, o tema sustentabilidade marca a realização de uma série de iniciativas abertas ao público e com entrada franca, em vários pontos da cidade, com objetivo de conscientizar e mobilizar a população

Imagem: divulgação

Sucesso de público e crítica na capital paulista desde 2011, a Virada Sustentável será realizada em Porto Alegre pela primeira vez em 2016. De 31 de março até 3 de abril, a capital gaúcha ganha feições de agito cultural com atividades e conteúdos ligados aos temas da sustentabilidade - qualidade de vida, biodiversidade, resíduos, água, cidadania, mobilidade urbana e mudanças climáticas, além de potencializar a discussão sobre a importância da economia em negócios sustentáveis.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, numa parceria com StudioClio, Fundação Gaia, NetImpact e Mãos Verdes. A Prefeitura de Porto Alegre também abraça o projeto e atua em várias iniciativas.

Trata-se de um programa de atrações realizadas simultaneamente em parques e outros espaços públicos, equipamentos culturais e universidades, que inclui também o Seminário Internacional Virada Sustentável Porto Alegre 2016 - encontro com a participação de 27 especialistas de diversos estados e da Argentina, que busca demonstrar as preocupações com os impactos das alterações climáticas no mundo, as mudanças éticas, culturais, educacionais e empresariais necessárias na busca de novos modos de comportamento e formas produtivas, menos agressivas e danosas ao Planeta.

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização colaborativa para a sustentabilidade

A atividade com viés acadêmico, mas aberta para todos os públicos, inclui formação completa pela web com dupla certificação, presencial e à distância, que tem chancela da Unisinos. O seminário ocorre no Auditório Araújo Vianna, dias 1º e 2 de abril, com capacidade para até 3 mil pessoas. As inscrições começaram no dia 1º de março, por meio do site www.viradasustentavel.com/poa.

Movimento de mobilização

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização colaborativa para a sustentabilidade, que envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades.

“O legado é uma maior conscientização da sociedade, a formulação de propostas e a criação de uma rede de instituições preocupadas e interessadas em colaborar para que possamos ter uma cidade melhor no futuro”, afirma Vitor Ortiz, um dos coordenadores do projeto. Missão é conscientizar e mobilizar toda comunidade por meio de uma abordagem lúdica e positiva da sustentabilidade, incentivando as pessoas a enxergarem no tema um valor universal, completa Ortiz.

“Ver a Virada Sustentável realizada numa cidade tão rica em inovações socioambientais, berço do Fórum Social Mundial e Fronteiras do Pensamento, é motivo de orgulho para todos nós. Não tenho dúvidas de que Porto Alegre será um exemplo para o restante do País", afirma André Palhano, idealizador da Virada Sustentável, evento que nasceu em São Paulo cinco anos atrás e se realiza pela primeira vez na capital gaúcha.

Fonte: Virada Sustentável

Veja também:
-Aqui se faz, aqui se paga: saiba o que é consumo sustentável
-Desenvolvimento sustentável ainda está distante de ser realidade 


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail