Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Site que encurta URLs planta uma árvore a cada mil endereços diminuídos

O Twitter, rede social em que é possível postar conteúdos de até 140 caracteres, atingiu a marca de 301 milhões de usuários em maio de 2011. No momento de postar um link em um “twitt”, o usuário precisa encurtar o endereço da página em questão (a URL), senão sobra pouco espaço para digitar uma mensagem de recomendação. Mas o que isso tem a ver com meio ambiente?

O webdesigner Lucas von Mecheln Bitencourt e os amigos  Renoir Faria, Bruno Fabre e Rafael Fabre tiveram a ideia de montar o projeto Verd.in. Aparentemente se trata de mais um site encurtador de URL. A diferença é que a cada mil URLs encurtadas, os realizadores do projeto plantam uma árvore.

Com a quantidade de encurtações diárias atual (entre 400 e 500), uma nova árvore é plantada a cada dois dias, em média. As mudas serão plantadas em conjunto com o projeto Itajaí Mais Verde, na cidade catarinense de Itajaí. Um blog que mostrará fotos e vídeos das mudas plantadas está sendo desenvolvido para que usuários do Verd.in comprovem que os links encurtados realmente são transformados em árvores.

Objetivo
A ideia, segundo os organizadores, não é salvar florestas ou arborizar cidades, mas contribuir para evitar a degradação do planeta, além de divulgar novos projetos relacionados com o meio ambiente. “É claro que este site não irá salvar o planeta de problemas maiores como o aquecimento global, mas com a ajuda de todos, poderemos plantar algumas árvores e assim ajudar o nosso planeta de alguma forma”,  diz o texto de apresentação do projeto, no próprio site.

A eCycle, a partir de hoje (23 de maio de 2011) irá contribuir com o projeto e encurtará todos os seus links no Twitter e no Facebook por meio do Verd.in. Participe você também!

Veja também:

Produção de energia eólica aumenta 44,5% em um ano no Brasil

São Paulo terá sacos de lixo específicos para reciclagem

Além de sustentável, bicicleta pode servir até como instrumento musical


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais