Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Usuário poderia alugar carro por períodos curtos de tempo e deixá-lo em estações

Imagem ehpien/ Flickr/ (cc)

A prefeitura de Porto Alegre estuda criar um serviço de compartilhamento de carros – semelhante ao BikePoa, que envolve aluguel de bicicletas na capital gaúcha. Um grupo formado no final de novembro por diferentes secretarias estuda legislação e viabilidade econômica de implementar estações de automóveis, informou o jornal Zero Hora.

A ideia é que o usuário pague uma taxa pelo uso de carros e deixe-os à disposição em outros pontos da cidade para outros motoristas. A proposta será apresentada ao prefeito José Fortunati no final de janeiro e, caso se decida pelo andamento, um projeto de lei será enviado à Câmara dos Vereadores autorizando o uso compartilhado de automóveis.

“Esse é um serviço que ocorre em outras cidades do mundo, e há alguns projetos em fase inicial no Brasil”, explica o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Capellari, que coordena o grupo. “Já há uma empresa interessada em prestar o serviço”, garante.

Capellari avalia que é possível começar a oferecer o compartilhamento de automóveis ainda neste ano. Se o serviço avançar nos trâmites legais, ainda será preciso definir localização de estações, quantidade de carros e valor de cobrança, além de selecionar o prestador do serviço.

A prioridade da prefeitura é que o transporte seja feito por carros elétricos, não poluentes, e que possam ser recarregados nas próprias estações. Em caso de multa por infrações de trânsito, os trâmites legais ficarão a cargo da empresa, que terá controle de quem estará utilizando o carro.

Fonte: EcoD

Veja também:
Pesquisas apontam crescimento de transportes alternativos na preferência dos jovens
Aplicativos de caronas: há várias vantagens, mas quais cuidados tomar?
Novo modelo de carro elétrico promete impulsionar carsharing na Europa


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais