Ford EcoSport tem carpetes feitos com 4kg de garrafas PET

Companhia alega estudar materiais para tornar veículos mais ambientalmente corretos, apesar das emissões

Imagem: divulgação

Ter um carro movido a combustível fóssil (ou mesmo a álcool) ainda está longe de ser uma atitude sustentável. Mesmo assim, algumas fabricantes utilizam meios para tentar diminuir os danos do processo de produção e do uso do veículo. O modelo EcoSport 2015 da Ford, por exemplo, usa aproximadamente 4 kg de garrafas PET na confecção de itens como o carpete, que reveste o veículo internamente.

Segundo a empresa, a iniciativa é parte da estratégia da companhia, que estabelece a meta global de produzir carros 85% recicláveis e 95% renováveis. “Quem vê um EcoSport não imagina que ele carrega cerca de 70 garrafas PET de 2 litros, todos os dias, independentemente de seu motorista ou destino”, diz Ricardo Travassos, supervisor de desenvolvimento de produto. Os carpetes dos carros da companhia, por exemplo, são feitos 100% de PET reciclado. O EcoSport traz ainda cerca de 1 kg de fibras têxteis reutilizadas, como camisetas e calças jeans, na composição de seus isoladores acústicos.

Há estudos na companhia sobre o uso de componentes alternativos e materiais reaproveitados no interior da cabine, carroceria, embreagem, motor, entre outros. Mas, ao mesmo tempo em que esses estudos acontecem, seria bom que a substituição da gasolina e do diesel também fossem aceleradas, já que a poluição atmosférica e o material particulado fazem muito mal para a saúde e para o meio ambiente.

Veja também:
-Ford apresenta projeto de carro elétrico com painéis solares
-Garrafas PET: da produção ao descarte
-Carro inteligente projetado pelo Google dispensa volante e segue rotas via smartphone


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail