Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A ação quer estimular a realização de projetos de eficiência energética em edificações por meio da otimização, produzindo ganhos econômicos e ambientais

Após selecionar edifícios privados em São Paulo e públicos em Brasília, o Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado do Setor de Chillers selecionará edifícios públicos em todo o território nacional que possuam resfriadores à base de gases CFC ou HCFC em seus fluidos. Eles receberão, sem custo algum, um projeto de modernização dos sistemas de refrigeração do edifício que permitem reduzir as emissões de gases prejudiciais à camada de ozônio, trazendo vantagens ao meio ambiente (saiba mais sobre a camada de ozônio e os gases prejudiciais aqui).

A ação quer estimular a realização de projetos de eficiência energética em edificações por meio da otimização, produzindo ganhos econômicos e ambientais. O projeto é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e implementado pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento (Pnud).

Para participar, as empresas interessadas devem preencher o formulário com as informações sobre as características do sistema de ar condicionado atual, além de enviar uma carta de apresentação e uma carta de aceitação da aplicação do processo de retrocomissionamento, conforme orientações do edital. O prazo para envio é sexta-feira, 18 de dezembro de 2015. As informações enviadas serão tratadas com confidencialidade.

Os edifícios devem pertencer ao setor público, estar localizados em território nacional e o sistema de ar condicionado deve utilizar uma central de água gelada, com chillers (unidades resfriadoras de líquido) que atendam, pelo menos, os condicionadores principais dos pavimentos do prédio e que utilizem fluidos do tipo CFC (R-11, R-12) ou HCFC (R-22, R-123).

Especialistas analisarão os equipamentos resfriadores, o encanamento e as instalações elétricas dos edifícios selecionados. Após a visita, um relatório será elaborado com os resultados obtidos, onde serão identificados os possíveis problemas de instalação que dificultem o funcionamento do sistema, bem como as medidas de correção. Por fim, será entregue um plano de ação para que os selecionados implementem as melhorias em seus edifícios.

Saiba mais sobre como inscrever um edifício clicando aqui.

Fontes: ONUBr e Pnud

Veja também:
“Pele inteligente” para revestir edifícios promete aumentar eficiência energética
Revestimentos inspirados na pele do tubarão aumentam a eficiência energética em meios de transporte


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais