Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Alíquota é de 35% sobre valor do veículo. Iniciativa quer incentivar o uso de veículos menos poluentes

Imagem: Pixabay / CC0

A partir de 27 de outubro, todo carro elétrico ou movido a hidrogênio que chegar ao Brasil vindo do exterior não vai mais pagar o Imposto de Importação – a alíquota é de 35% sobre cada novo veículo oriundo de outro país.

Como a medida foi publicada no dia 27 pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) no Diário Oficial da União, ela já está em vigor e exige que o carro tenha autonomia de pelo menos 80 quilômetros com uma carga para que haja isenção. Unidades importadas, desmontadas ou semi-desmontadas serão beneficiadas.

Modelos híbridos que trabalham com propulsor elétrico aliado a outro tradicional a combustão continuarão com alíquota entre zero e 7%, dependendo da cilindrada e da eficiência energética.

Segundo a Camex, “a decisão foi tomada após amplo debate sobre o tema e a medida busca inserir o Brasil em novas rotas tecnológicas, disponibilizando ao consumidor veículos com alta eficiência energética, baixo consumo de combustíveis e reduzida emissão de poluentes. Tais medidas estão alinhadas à política de fomento para novas tecnologias de propulsão e atração de novos investimentos para produção nacional desses veículos”.

Após o anúncio, estima-se que o mercado nacional atinja, pela primeira vez, o volume de mil veículos com matriz energética alternativa emplacados em um só ano.

Fontes: Camex e Diário Oficial

Veja também:
Veículos elétricos e híbridos são isentos do rodízio na cidade de São Paulo
Faixa de estrada que carrega veículos elétricos entrará em fase de testes no Reino Unido
A família está crescendo: frota de táxis híbridos em São Paulo já chega a 116 veículos e deve crescer mais 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais