No Brasil, especialistas se reúnem para debater mercúrio

Metal pode causar vários problemas aos humanos e cuidados são debatidos, principalmente para países com poucos recursos materiais

Imagem: Wikimedia Commons

O Brasil está recebendo 20 especialistas de grupos regionais da ONU para debater financiamento para apoio a países em desenvolvimento e com economia de transição para implantar as obrigações da Convenção de Minamata, que é um tratado global para proteger a saúde humana e o ambiente dos efeitos adversos do mercúrio.

O evento promove a discussão de orientações para operacionalizar o programa específico para mercúrio. Isso inclui as atividades que poderão ser financiadas; os critérios de elegibilidade, quem poderá ser tomador dos recursos; quais requisitos devem ser preenchidos para o acesso ao recurso; as fontes de financiamento; os arranjos institucionais e a duração desse mecanismo.

O Brasil é signatário da Convenção de Minamata desde 2013. Dos 128 países que aderiram, 18 já ratificaram o documento: Djibouti, Gabão, Guiné, Guiana, Lesotho, Mônaco, Nicarágua, Seicheles, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Uruguai, Madagascar, Chade, Mauritânia, México, Mongólia, Panamá e Samoa.

Sobre o mercúrio

A Convenção de Minamata foi assinada em Genebra, em 2013. Os principais destaques incluem a proibição de novas minas de mercúrio, a eliminação progressiva das já existentes, as medidas de controle sobre as emissões atmosféricas e a regulamentação internacional sobre o setor informal para mineração artesanal e de ouro em pequena escala.

O mercúrio é um metal naturalmente encontrado na natureza, ocorrendo no ar, no solo e na água. Este metal assume diversas formas químicas. Tem efeitos adversos importantes sobre a saúde humana e o meio ambiente. Exposição a níveis elevados de mercúrio pode afetar o cérebro, o coração, os rins e pulmões e o sistema imune dos seres humanos.

Um dos problemas causados pelo mercúrio é a sua introdução na cadeia alimentar contaminando as pessoas. Nos ambientes de trabalho, a contaminação também ocorre pela exposição direta dos trabalhadores ao mercúrio e seus compostos.

Para saber mais sobre o mercúrio, clique aqui.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Veja também:
-Como ocorre a contaminação de indivíduos e do meio ambiente por mercúrio?
-Mercúrio, cádmio e chumbo: os inimigos íntimos presentes nos eletrônicos


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail