Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Medida é idêntica à adotada pela cidade de Paris

Um mês após a prefeitura de Paris ter anunciado que a capital francesa proibirá a circulação de carros nas áreas centrais da cidade, agora é a vez da prefeitura de Madrid, na Espanha, seguir o mesmo caminho, para a alegria dos pedestres e ciclistas espanhóis.

Assim que a medida entrar em vigor (o que deve ocorrer em janeiro de 2015), apenas os moradores da região poderão circular de carro pela área.

A iniciativa visa diminuir os níveis de poluição e o número de acidentes de trânsito no centro, mas também é uma ótima maneira de facilitar a locomoção de ciclistas e pedestres pela região. Os turistas também serão beneficiados com a medida, uma vez que diversos pontos turísticos se localizam nesta área, como a Plaza Mayor e a Porta do Sol, onde fica o marco zero da cidade.

A estratégia integra o Plano de Mobilidade de Madrid, que busca diminuir o número de veículos nas ruas em um terço, além de incentivar o uso do transporte público e das bicicletas como meio de locomoção. Caminhões que abastecem o comércio local e motocicletas também estarão autorizados a circular pela região, mas os motoristas de carro que desrespeitarem a medida terão que arcar com uma multa de € 90 (cerca de R$300).

Trânsito crônico

Em Paris, a proibição entrará em vigor inicialmente nos fins de semana, mas rapidamente deverá ser expandida para todos os dias da semana, segundo a prefeitura.

Além do problema da poluição, a prefeitura quer aliviar o trânsito na cidade. A área central de Paris engloba uma densidade populacional elevada para os padrões das cidades europeias. Os quatro arrondissements em questão, que formam uma importante região turística, enfrentam congestionamentos crônicos.

Será que a moda vai pegar nas cidades brasileiras?

Fonte: EcoD

Veja também:
Paris inaugura serviço de bicicletas para crianças
Conheça o mercado alemão que não utiliza embalagens
O que há por trás de compras ambientalmente corretas?


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais