Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça alguns protestos contra a mineração imprudente que causa sérios danos à natureza e aos animais que habitam tais regiões

Ao redor do mundo, existem vários protestos que buscam impedir a ação irresponsável de certas empresas de mineração. Eles geralmente ocorrem quando as companhias extraem ou processam os minérios. Alguns desses protestos são tão significativos e importantes que atraíram a atenção global e contam com inúmeros participantes, além de apoiadores ao redor do mundo. A seguir, conheça alguns dos protestos mais importantes dos últimos tempos:

Rosia Montanã – Romênia

Em busca de ouro e prata, a empresa Rosia Montană Gold Corporation (que tem 80% de seu capital vinculado à outra companhia de mineração, a canadense Gabriel Resources) adquiriu, em 1999, a licença para minerar o local. No entanto, nada foi feito ainda, pois falta a permissão do Ministério do Meio Ambiente para iniciar as operações. Acredita-se que existam 314 toneladas de ouro e 1,5 mil toneladas de prata no local, o que a tornaria a maior mina de ouro da Europa.

Os problemas apontados pelos protestos são significativos. Para se extrair o ouro, é utilizado o cianeto, uma substância tóxica que prejudicará as vilas ao redor, podendo até fazer com que algumas sejam evacuadas. As quatro montanhas no local seriam destruídas, para abrir espaço para a mina e suas estradas. Acadêmicos e ambientalistas alertam que esse projeto se tornaria uma bomba relógio ecológica abastecida pelo interesse do governo e das empresas.

O projeto foi recusado por parlamentares, mas a empresa responsável emitiu um comunicado informando que considera que a recusa se deu pela necessidade de criar uma lei que possa ser aplicada a um projeto dessa magnitude, reiterando o interesse em iniciar suas atividades no primeiro semestre de 2014.

Kuantan – Malásia

Uma fábrica de processamento de terras raras na cidade está ameaçando a saúde da população. Pertencente à mineradora australiana Lynas Corporation, a fábrica surgiu através de um acordo com o governo, para processar as terras raras que seriam enviadas para a Malásia. O projeto foi finalizado às pressas, só que, de acordo com um memorando interno dos atuais e antigos engenheiros responsáveis pela construção e manutenção, o projeto possui sérios problemas, como rachaduras estruturais, bolsas de ar e vazamentos em muitos dos tanques de contenção, alguns deles maiores que um ônibus.

O funcionamento da fábrica é tão preocupante que, além dos protestos da Malásia, há também protestos na Austrália.

Thessaloniki – Grécia

Desde 2011, quando foi permitido o projeto de uma mina de ouro para a empresa canadense Eldorado Gold, protestos têm ocorrido na Grécia. Os ativistas afirmam que minerar o ouro e processá-lo irá envenenar as fontes de águas locais, enquanto o governo diz que a mina de ouro irá criar centenas de empregos em um país com alta taxa de desemprego.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais